Kia revela novo motor a combustão e vai na contramão dos carros elétricos. Saiba tudo sobre o novo motor 2.5 turbo e a estratégia da empresa para o mercado automotivo dos próximos anos.
Durante o Investor Day 2025, a Kia revelou seus planos estratégicos para os próximos anos, destacando metas ambiciosas de crescimento global e reforçando seu compromisso com a eletrificação da frota — com foco em veículos elétricos e híbridos. No entanto, um anúncio específico chamou bastante a atenção: a introdução de um novo motor a combustão interna 2.5 Turbo.
Em um momento em que muitas montadoras estão abandonando gradualmente os motores a combustão para investir exclusivamente em veículos elétricos, a decisão da Kia surpreendeu o mercado. A marca sul-coreana aposta em um caminho mais equilibrado, combinando inovação tecnológica com soluções práticas para mercados onde a infraestrutura para veículos 100% elétricos ainda é limitada.
O novo motor 2.5 Turbo representa uma atualização importante em desempenho, eficiência e versatilidade, especialmente para modelos maiores e utilitários esportivos (SUVs), que ainda enfrentam desafios quando movidos apenas por energia elétrica. Neste artigo, você vai entender todos os detalhes sobre essa nova motorização da Kia, por que ela ainda acredita no potencial dos motores térmicos e o que essa decisão significa para o futuro da mobilidade.
Motor a combustão entrega 330 cv de potência
O novo motor da Kia é um 2.5 Turbo de alta eficiência desenvolvido para equipar modelos híbridos e elétricos de autonomia estendida (EREVs). Segundo a marca, o novo motor 2.5 Turbo oferece 12% mais potência e melhora em 5% a eficiência térmica em comparação aos motores atuais.
Embora o CEO, Ho Sung Song, não tenha se aprofundado nos detalhes técnicos do propulsor, uma apresentação exibida durante o evento revelou que o motor faz parte de uma nova família modular e tem como objetivo ampliar o desempenho sem comprometer a economia de combustível.
A julgar pelos dados dos veículos atuais da Kia que utilizam o motor 2.5 turbo, como é o caso do Sorento e o K5, esse novo motor a combustão poderá facilmente superar os 330 cv com a ajuda de motores elétricos.
A marca sul-coreana ainda ressaltou que o sistema híbrido como um todo terá transições mais suaves entre combustão e propulsão elétrica, além de aceleração aprimorada. O motor será também parte de uma nova plataforma para veículos de autonomia ampliada, o que dará à marca uma maior flexibilidade elétrica para suprir as demandas de vários mercados.
Kia também busca ampliar presença global
A estratégia da marca coreana reforça a ideia de que ainda há espaço e demanda para um motor a combustão altamente eficiente, especialmente quando combinados com eletrificação parcial. Além da divulgação do novo motor 2.5 Turbo, a Kia confirmou planos ousados para ampliar sua presença no mercado global.
A meta da empresa é alcançar 4,5% da participação mundial até 2030, com vendas de 4,19 milhões de veículos por ano, um aumento significativo se considerada à capacidade atual de 3,63 milhões.
A montadora prevê que 1,26 milhões dessas unidades será composta por carros elétricos puros, enquanto híbridos e EREVs devem somar 1,07 milhão. Para apoiar essa meta, a Kia planeja lançar cinco novos modelos globais em 2025, além de uma reestilização e três novas variantes de veículos já existentes.
Veículos anunciados pela montadora durante Investor Day 2025
Entre as novidades anunciadas pela Kia, está a confirmação de uma picape elétrica exclusiva para o mercado norte-americano, com ambição para alcançar 90 mil unidades por ano. Também estão nos planos a expansão da produção de SUVs elétricos de médio e grande porte nas Américas e o reforço das linhas de compactos e hatchbacks na Europa.
Desta forma, a Kia mostra que seu caminho para o futuro não está restrito aos elétricos puros. Ao apostar em múltiplas soluções, como este novo motor 2.5 Turbo para híbridos de última geração, EREVs e EVs, a marca sul-coreana traça uma rota realista e adaptável à demanda global, enquanto continua evoluindo tecnologicamente.
A marca planeja lançar, até 2030, 15 modelos totalmente elétricos e 10 híbridos (incluindo os do tipo plug-in), atingindo também 1,26 milhão de elétricos vendidos por ano, além de 1,07 milhão de híbridos e 1,86 milhão de modelos exclusivamente a combustão.
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