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Início»Energia»Picape elétrica da Ford soma 70.000 pedidos de reserva em uma semana
Energia

Picape elétrica da Ford soma 70.000 pedidos de reserva em uma semana

Ademilson RamosPor Ademilson Ramos31 de maio de 2021Atualizado:14 de fevereiro de 2024
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A Ford F-150 Lightning Pro, primeira versão elétrica da picape mais vendida da América do Norte, recebeu 70 mil pedidos de reserva em uma semana – 20 mil deles registrados em apenas 12 horas. O modelo voltado a uso comercial chega ao mercado norte-americano no ano que vem e é considerado um teste importante para a aceitação em larga escala dos veículos elétricos nos Estados Unidos.

Junto com a conhecida força, eficiência e durabilidade da Série F, a nova picape elétrica traz vários recursos para melhorar a produtividade e reduzir os custos operacionais dos frotistas, incluindo soluções inteligentes de carregamento.

“A F-150 Lightning Pro é muito mais que um utilitário elétrico. Feita para clientes comerciais, ela fica melhor com o tempo e é conectada a serviços que vão ajudar na produtividade dos negócios”, disse Jim Farley, presidente e CEO da Ford. “Cada vez mais empresas assumem o compromisso de se tornar neutras em carbono e esperam produtos elétricos que possam se integrar facilmente às suas operações. A Ford está posicionada de forma única para atender a essa demanda porque temos uma picape e uma van com emissões zero, e muitos de nossos clientes querem os dois veículos na frota.”

Uso comercial

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A nova F-150 Lightning Pro 4×4 tem preço inicial agressivo nos EUA, abaixo de US$40 mil antes dos incentivos fiscais, e autonomia estimada de 370 km (padrão EPA) com bateria padrão de íons de lítio. Nessa versão, com 432 cv de potência e 107 kgfm de torque, oferece capacidade de carga útil de 900 kg e de reboque de 2.268 kg, ou 3.492 kg com o pacote opcional Max Trailer Tow. O seu carregador móvel de 32 A facilita a adoção por pequenas e médias empresas.

Haverá também uma versão com autonomia estendida de 482 km (EPA) e potência de 570 cv, que mantém o torque de 107 kgfm. Ela virá com uma estação de carregamento de 80 A que permite recarga noturna de Nível 2 em corrente alternada, sem a necessidade de instalações caras de corrente contínua. E a capacidade de reboque pode chegar a 4.535 kg com um pacote opcional.

“Dados de telemetria de mais de 233 milhões de quilômetros mostram que o cliente comercial médio da F-150 nos EUA roda menos de 280 km em 95% de suas viagens diárias. E eles controlam de perto seus custos – compram o que precisam e nem um centavo a mais”, disse Ted Cannis, gerente geral de negócios comerciais da Ford na América do Norte.

A F-150 Lightning Pro deve reduzir em 40% os custos de manutenção programada dos frotistas ao longo de oito anos. Para ajudar os clientes a calcular essa economia, a Ford criou uma nova ferramenta digital que compara diversos custos, incluindo compra ou aluguel, incentivos fiscais e energia.

Confiabilidade

A F-150 Lightning Pro passa pelos mesmos testes rigorosos de durabilidade de todas as picapes Série F, com milhões de quilômetros rodados em todo tipo de terreno. Isso inclui a bateria e o trem de força, submetidos a centenas de cargas e testes exaustivos em condições extremas, do calor do deserto a temperaturas de 40 graus negativos.

Produzida com estrutura de aço de alta resistência e carroceria de liga de alumínio de nível militar, é a primeira Série F com suspensão traseira independente. Tem sistemas de resfriamento avançados e um centro de gravidade baixo, que melhora o isolamento e a estabilidade. Coberturas de alumínio e de aço no assoalho protegem a bateria e os motores elétricos duplos, integrados na frente e traseira.

Recursos inovadores

A F-150 Lightning Pro traz tecnologias e recursos nunca oferecidos antes por uma picape comercial. Um deles é o Mega Power Frunk, compartimento para carga sob o capô, onde antes ficava o motor a combustão. Esse espaço vedado e iluminado, com capacidade para 180 kg de cimento ensacado, inclui quatro tomadas elétricas de 120 V e duas portas USB.

“Quando mostramos esse projeto pela primeira vez aos nossos clientes de picapes comerciais, eles ficaram surpresos. E gostaram de poder acessar rapidamente as ferramentas e equipamentos na frente, economizando espaço na caçamba”, disse Cannis.

A picape elétrica vem de série com uma fonte de energia de 2,4 kW em corrente alternada, acessada por quatro tomadas no capô, duas na cabine e mais duas na caçamba. Ela também oferece como opcional uma fonte de 9,6 kW, que acrescenta mais duas tomadas de 120 V e outra de 240 V na caçamba. Ambas ajustam automaticamente a autonomia da bateria conforme a energia é usada.

Os administradores da frota podem definir os parâmetros de uso da energia. Quando a bateria atinge o nível mínimo para a picape chegar ao local de recarga, a fonte se desliga automaticamente, ou no nível predeterminado pelo usuário.

A F-150 Lightning Pro tem cabine dupla com espaço para cinco passageiros, bancos de vinil fáceis de limpar, multimídia SYNC 4 com tela sensível ao toque de 12 polegadas, tela de produtividade de 12 polegadas e vários recursos de assistência ao motorista.

O seu sistema de autonomia inteligente calcula a energia necessária para completar a viagem com base no terreno, clima, carga e distância. Esses dados serão compartilhados na nuvem com a ferramenta “Ford Power My Trip” e o SYNC 4, para o usuário poder planejar sua rota, monitorar o uso da carga e encontrar a estação de carga mais próxima.

A picape incorpora ainda balanças de carga útil para um cálculo mais preciso da autonomia. A climatização da cabine enquanto o veículo é recarregado e os limitadores de aceleração e velocidade são outros recursos que ajudam a otimizar o alcance.

Soluções de recarga

A F-150 Lightning Pro conta com vários acessórios de carregamento inteligente e softwares para gerenciamento da carga, da frota e seus custos. A versão básica vem com um carregador móvel de 32 A para conexão em corrente alternada de 120/240 V. Como opção, há duas estações de 240 V, com 48 A ou 80 A, que aceleram o tempo de carga em corrente alternada.

A Ford é a única montadora a oferecer de fábrica uma estação de carga de 80 A na picape com alcance estendido. Seu sistema de carregamento duplo integrado – único na indústria –  reduz a cerca de oito horas o tempo de carga em corrente alternada para uma autonomia de 480 km (EPA).

É possível também fazer carregamento rápido na estrada, nas estações de corrente contínua de 150 kW Nível 3 da FordCharging Network, que repõem de 15% a 80% da carga em menos de 45 minutos – o tempo médio de uma parada para almoço.

Usando o painel de controle Ford EV Telematics, que acessa os dados do veículo na nuvem, os gerentes da frota podem monitorar o estado e a carga do veículo, pagar pela recarga, reembolsar os funcionários pelo carregamento doméstico, climatizar a cabine remotamente e gerar relatórios.

Ferramentas de gerenciamento

A picape vem com um modem padrão 4G LTE que oferece uma série de serviços de conectividade para otimizar a eficiência e reduzir os custos operacionais da frota, incluindo dados em tempo real de consumo de quilowatt-hora, velocidade de carga e autonomia.

O sistema Ford Telematics inclui ainda um painel na cabine que permite dar orientações ao motorista, climatizar remotamente o veículo e gerar alertas de acidentes quando o airbag é acionado.

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Ademilson Ramos
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Nascido no interior de Minas Gerais, foi seminarista em uma congregação francesa, mas viu que sua vocação é ser engenheiro. Graduado em Engenharia Eletrônica pela Universidade Federal de Itajubá - UNIFEI e MBA em Gerenciamento de Projetos pela Fundação Getulio Vargas - FGV. Criou o Engenharia é: exatamente às 11:28, no dia 2 de agosto de 2011. Você pode falar comigo pelo email: ademilson@engenhariae.com.br

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