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Início»Tecnologia»Gordon Murray T.50: O legado do McLaren F1 continua
Tecnologia

Gordon Murray T.50: O legado do McLaren F1 continua

O Gordon Murray T.50 é um supercarro considerado o "sucessor espiritual" do McLaren F1. Destaca-se pela leveza e design inovador, sendo uma obra-prima automotiva.
Hugo ManoelPor Hugo Manoel1 de fevereiro de 2024
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Imagem mostra o supercarro Gordon Murray T.50 para um artigo falando sobre o mesmo
Gordon Murray, um carro esportivo rápido, leve e elegante (Imagem: Divulgação GMA)
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O McLaren F1, um supercarro produzido em apenas 106 unidades entre 1993 e 1998, permanece um dos veículos mais desejados, rápidos e caros do mundo. O GMA T.50, também conhecido como Gordon Murray T.50, considera-se seu “sucessor espiritual”.

A comparação surge da figura do engenheiro homônimo do supercarro. Gordon Murray, sul-africano, é conhecido não só pelo McLaren F1, mas também pelo McLaren MP4/4, que dominou a temporada 1988 da Fórmula 1, com Alain Prost e Ayrton Senna.

Portanto a fabricação de um carro com seu próprio nome foi um marco especial. O “50” no modelo representa seu 50º projeto, concebido exatamente conforme sua visão, sem compromissos externos ou restrições financeiras.

  • Veja também: McLaren 750S: Chega ao Brasil o modelo mais potente de todos os tempos

Conheça o Gordon Murray T.50

Imagem mostra o supercarro Gordon Murray T.50 para um artigo falando sobre o mesmo
O V12 mais leve já produzido (Imagem: Divulgação GMA)

Do mesmo modo, o design do Gordon Murray T.50 evoca imediatamente o McLaren F1, com vincos mais pronunciados no capô, um nariz inclinado para baixo, para-choque robusto, entradas de ar estreitas nas laterais e elegantes painéis transparentes no teto.

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Contudo, uma das características mais marcantes do sucessor espiritual do McLaren F1 reside na parte traseira. Apresenta uma turbina de 40 centímetros de diâmetro, semelhante aos motores de foguetes, girando a uma velocidade de aproximadamente 7.000 rotações por minuto (rpm), impulsionando um motor elétrico de 48V.

As portas em estilo borboleta, semelhantes às do F1, abrem-se para cima e para a frente. Os compartimentos de bagagem apresentam portas de asas de gaivota e oferecem um total de 288 litros de espaço.

As suas portas borboleta (Imagem: Divulgação GMA)

Fabricado com carroceria de fibra de carbono, o GMA T.50 é incrivelmente leve, pesando apenas 986 quilos, dos quais 150 kg são do monocoque e dos painéis externos, 178 kg do motor (o V12 mais leve já produzido) e 80,5 kg do sistema de transmissão.

Para se ter uma noção da leveza do Gordon Murray T.50, ele pesa 153 quilos a menos que o McLaren F1 e é uma tonelada mais leve que um Bugatti Chiron.

O supercarro mede 4,35 metros de comprimento, 1,85 m de largura e 1,16 m de altura, com um entre-eixos de 2,70 metros. Segundo o engenheiro, ele é perfeito, pois “um esportivo não precisa ser grande”.

Cockpit inspirado na Fórmula 1

Imagem mostra o supercarro Gordon Murray T.50 para um artigo falando sobre o mesmo
Parte interna do Gordon Murray T.50 (Imagem: Divulgação GMA)

Internamente, a comparação com o McLaren F1 é inevitável. O cockpit do Gordon Murray T.50 posiciona o motorista – ou melhor, o piloto – no centro, com espaço para outros dois ocupantes posicionados diagonalmente atrás.

Os controles principais estão situados no volante, com o console em fibra de carbono à direita, destacando-se pela alavanca de câmbio, enquadrada por uma placa de titânio.

Imagem mostra o supercarro Gordon Murray T.50 para um artigo falando sobre o mesmo
Nenhum componente é fabricado em plástico (Imagem: Divulgação GMA)

Mas Gordon Murray enfatiza que o carro não possui nenhum componente de plástico. Dessa forma todos os elementos, incluindo o ponteiro do conta-giros, destacam-se entre as duas grandes telas digitais do painel de instrumentos, sendo fabricados em alcântara, fibra de carbono ou alumínio.

O Motor V12: O toque final na Obra de Arte

Imagem mostra o supercarro Gordon Murray T.50 para um artigo falando sobre o mesmo
Apenas 100 unidades foram fabricadas (Imagem: Divulgação GMA)

Um supercarro que se proclama como sucessor espiritual do McLaren F1 não pode abrigar um motor qualquer sob o capô. Gordon Murray entendeu isso e considerou o propulsor do T.50 como a essência daquilo que ele mesmo descreveu como “sua obra-prima”.

O Gordon Murray T.50 apresenta um motor V12 aspirado de 3.9 litros, gerando 663 cavalos de potência e um torque de 47,6 kgf/m. A transmissão manual de 6 marchas acopla-se ao conjunto mecânico, permitindo uma velocidade máxima declarada pelo fabricante de 354 km/h.

  • Veja também: Mercedes-AMG Project One: A revolução das pistas para o asfalto

A produção do Gordon Murray T.50 foi limitada a apenas 100 unidades, cada uma comercializada por nada menos que 3,5 milhões de dólares (aproximadamente R$ 17,3 milhões na cotação de janeiro de 2024).

Com informações do Canal Tech

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Hugo Manoel
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Nascido no sul de Minas Gerais, cursou Auxiliar Administrativo e está no 3º ano do Ensino Médio. Sempre buscou conhecimento nas áreas de arquitetura, ciência e astronomia. Assim, criou em 2021, uma página totalmente voltada para tecnologia, ciência e principalmente, para a Astronomia, chamada A Ciência do Universo. Você pode entrar em contato comigo pelo email: hugo@engenhariae.com.br

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