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Início»Notícia»China constrói estrada de 157 km usando apenas máquinas autônomas
Notícia

China constrói estrada de 157 km usando apenas máquinas autônomas

A construção de uma estrada é uma tarefa complexa que envolve estudos detalhados e um intenso trabalho com maquinário para aplicar, prensar e nivelar o asfalto até que se alcance a uniformidade necessária.
Ademilson RamosPor Ademilson Ramos1 de novembro de 2024
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Recentemente, a China elevou essa prática a um novo patamar. O país anunciou a construção de uma estrada inteiramente realizada por máquinas autônomas, sem qualquer intervenção humana.

Esse projeto utilizou apenas 10 máquinas para concluir a obra de forma totalmente automatizada. Essa tecnologia revolucionária demonstra como a inovação pode ser aplicada na construção e tem o potencial de transformar a infraestrutura no futuro.

A China está construindo uma estrada de mais de 150 quilômetros, na qual robôs são responsáveis pelo controle das máquinas autônomas, enquanto os trabalhadores desempenham apenas funções de supervisão. Essa estrada, que começa em Pequim e se estende por 157,79 km rumo a Macau, marca a primeira autoestrada pavimentada completamente sem intervenção humana direta. O projeto terá uma largura de até quatro faixas.

Este é um projeto de ampliação da Via Expressa Pequim-Hong Kong, que se estende por 2.272 quilômetros. A nova estrada na China, agora concluída, conecta Pequim a Hebei. Para a realização desse projeto, três grupos estatais estiveram envolvidos no trabalho.

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As empresas envolvidas na construção da nova estrada, realizada sem intervenção humana, incluem a China Railway 11th Bureau, que liderou o projeto; a Hubei Communications Investment, responsável pela pavimentação; e a Liaoning Guotai Road and Bridge, que se encarregou da compactação. O Grupo Sany forneceu o maquinário operado exclusivamente por máquinas autônomas.

Entenda por que a nova estrada da China é tão inovadora

A nova estrada da China representa um avanço significativo na construção de infraestrutura, e sua inovação se destaca em vários aspectos:

  1. Construção Totalmente Autônoma: A estrada foi pavimentada sem intervenção humana direta, utilizando apenas máquinas autônomas controladas por robôs. Isso marca um novo marco na engenharia civil, reduzindo a dependência de mão de obra e aumentando a eficiência do processo de construção.
  2. Tecnologia Avançada: A implementação de tecnologia de ponta permitiu que a construção fosse realizada de maneira rápida e precisa. As máquinas autônomas são equipadas com sensores e sistemas de controle que garantem um trabalho mais seguro e eficaz.
  3. Aumento da Eficiência: O uso de máquinas autônomas diminui o tempo de construção e os custos operacionais. Além disso, essas máquinas podem trabalhar em condições que poderiam ser perigosas ou impraticáveis para os trabalhadores humanos.
  4. Sustentabilidade: A redução na necessidade de transporte de materiais e o potencial para um uso mais eficiente de recursos são aspectos que contribuem para a sustentabilidade do projeto. Isso se alinha com as metas globais de redução de impacto ambiental na construção.
  5. Modelo para o Futuro: Este projeto pode servir de modelo para futuras construções, não apenas na China, mas em todo o mundo. A possibilidade de aplicar essa tecnologia em outros contextos de infraestrutura pode transformar a maneira como as estradas e outras obras públicas são projetadas e construídas.

Esses fatores fazem da nova estrada da China um exemplo notável de como a automação e a inovação tecnológica estão moldando o futuro da construção civil.

Os meios de comunicação locais relatam que a apresentação do projeto concluído foi divulgada durante uma conferência dedicada à criação de estradas e outras infraestruturas. Os 700 participantes foram convidados a conhecer de perto a nova estrada, construída sem intervenção humana, onde tiveram a oportunidade de observar o funcionamento das máquinas autônomas.

Sany unmanned construction vehicle group successfully completed world's 1st unmanned paving construction project along 157.79km stretch on Beijing-HK Expressway.
Unmanned 20m wide pavers, 13-t double steel roller, 30t rubber wheel rollers formed 1+3+3+3 lineup using smart algo &… pic.twitter.com/i4YS7hXd5o

— tphuang (@tphuang) October 4, 2024

A nova estrada da China é especialmente impressionante, apresentando uma largura de 19,25 metros e utilizando dez máquinas autônomas. Esses veículos são responsáveis por distribuir todo o material, que consiste em uma mistura de areia e pedras compactadas. Em seguida, é adicionado um ligante betuminoso que molda a superfície e evita a separação das camadas.

Na construção, foram empregadas pavimentadoras, que realizam a distribuição dos materiais, e rolos autônomos, que aplicam a pressão necessária para garantir que toda a superfície fique nivelada e com a dureza desejada.

Além disso, o desenvolvimento da nova estrada da China foi monitorado por drones, que realizaram trabalhos de topografia para assegurar que os parâmetros esperados estavam sendo seguidos, conforme informa a GPC Systems, uma empresa especializada em desenvolvimento de software.

A Tecnologia Empregada na Construção da Nova Estrada da China

Na configuração conhecida como 1+3+3+3, as máquinas autônomas contaram com a supervisão de colaboradores. Entretanto, muitos meios de comunicação destacam a significativa economia de tempo alcançada, pois o desenvolvimento de algoritmos específicos para esta estrada, construída sem a ajuda de humanos, possibilitou uma operação com precisão milimétrica e uma velocidade superior à do trabalho humano.

Entretanto, as informações divulgadas não indicam quantos funcionários foram dispensados nem quanto tempo e dinheiro foram economizados. Essa precisão permitiu que toda a pista fosse pavimentada em uma única passagem, eliminando a necessidade de utilizar rolos menores para corrigir desvio.

Graças à tecnologia utilizada, as máquinas atuaram com tanta exatidão que não foram necessárias revisões nas áreas já pavimentadas. Esse conceito é conhecido como borda 0, pois não existe uma separação significativa entre a máquina e o meio-fio, onde a largura da estrada termina.

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Ademilson Ramos
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Nascido no interior de Minas Gerais, foi seminarista em uma congregação francesa, mas viu que sua vocação é ser engenheiro. Graduado em Engenharia Eletrônica pela Universidade Federal de Itajubá - UNIFEI e MBA em Gerenciamento de Projetos pela Fundação Getulio Vargas - FGV. Criou o Engenharia é: exatamente às 11:28, no dia 2 de agosto de 2011. Você pode falar comigo pelo email: ademilson@engenhariae.com.br

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