H2-ICE, uma sigla para “motor de combustão interna a hidrogênio”, liderado pelo Instituto de Pesquisas do Sudoeste (SwRI), reúne fabricantes de motores, caminhões, fornecedores de combustíveis, lubrificantes e empresas de autopeças.
Ao contrário dos motores a combustão convencionais, que emitem CO2, o hidrogênio não contém carbono em sua queima, resultando em emissões teoricamente nulas de CO2. Embora traços de CO2 possam ser detectados nos escapamentos, não são suficientes para classificar o motor como emissor de dióxido de carbono.
Além disso, o motor atendeu aos rigorosos padrões de emissão de óxidos de nitrogênio (NOx) estabelecidos pela norma CARB (California Air Resource Board), de 0,02 g/hp-hr, dentro de um cronograma desafiador de 18 meses.
Ryan Williams, do SwRI, enfatizou: “Nosso objetivo era estar alinhado com as políticas de redução de gases de efeito estufa da EPA, Fase 3, então sabíamos que nosso cronograma era ambicioso. Uma incrível colaboração foi necessária para garantir que a construção ocorresse sem problemas.”
O caminhão H2-ICE apresenta uma solução concreta para a redução de emissões de gases de efeito estufa no setor de transporte rodoviário de longa distância, tradicionalmente desafiador para descarbonizar. Embora a autonomia do caminhão ainda precise ser discutida, o motor de 370 cavalos produz impressionantes 2.025 Newton-metros (Nm) de torque, considerado ideal para muitas aplicações de caminhões pesados. Sua eficiência é notável, alcançando 43%, e apenas vestígios de emissões de carbono foram detectados no escapamento, totalizando cerca de 1,5 gramas de CO2 por cavalo-vapor-hora (g/hp-h).
A equipe desenvolveu um novo sistema de pós-tratamento adaptado ao ambiente de exaustão de hidrogênio, baseando-se em sua experiência em projetos anteriores para reduzir as emissões de NOx. Com catalisadores envelhecidos, as emissões de NOx foram reduzidas para 0,008 g/hp-h, abaixo do limite da EPA de 2027, de 0,035 g/hp-h.
Chris Sharp, membro da equipe, destacou: “As emissões de NOx da plataforma H2-ICE já estão iguais ou abaixo dos melhores números alcançados em nossos programas anteriores de baixo NOx para diesel. Prevemos que o H2-ICE alcance emissões de NOx praticamente nulas no escapamento, com níveis de miligramas por cavalo-vapor-hora de um dígito em quase todas as condições operacionais. Estou extremamente orgulhoso das realizações da equipe e entusiasmado com o futuro do projeto.”
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