A Cybertruck da Tesla, que pode ou não entrar em produção no próximo ano, deveria começar com o preço extremamente atraente de US$ 39.900. Mas isso foi em 2019, quando a Cybertruck foi anunciada pela primeira vez e, como o CEO da Tesla, Elon Musk, disse recentemente, “muita coisa mudou” desde então.
Falando na reunião anual de acionistas de sua empresa, Musk disse que as especificações e o preço da Cybertruck “serão diferentes”, citando a inflação e outros “vários problemas” que surgiram nos três anos desde que o caminhão elétrico foi apresentado pela primeira vez.
“Eu odeio dar um pouco de más notícias”, acrescentou, antes de falar sobre a Cybertruck como “um produto incrível” e uma “máquina muito boa”.
Musk disse que o Cybertruck estaria em produção em volume “no meio do próximo ano” – mas é claro que esse também tem sido um alvo em mudança. A produção deveria começar originalmente no final de 2021. Mas em agosto de 2021, a empresa anunciou um adiamento até 2022 – e depois para “esperançosamente” 2023. Enquanto isso, concorrentes como Ford e Rivian lançaram suas próprias picapes elétricas, com a Ford dizendo que planeja fazer 150.000 F-150 Lightnings até 2023.
Musk não divulgou nenhum detalhe além de observar que o preço original não seria o mesmo. Em 2019, a Tesla disse que faria três versões do Cybertruck:
- Tração traseira de motor único com 650 km de autonomia, capacidade de reboque de 3.500 kg e de zero a 100 km/h em menos de 6,5 segundos por US$ 39.900
- Tração nas quatro rodas com motor duplo com 480 km de autonomia, capacidade de reboque de 4.500 kg e zero a 100 km/h em menos de 4,5 segundos por US$ 49.900
- Tração nas quatro rodas com motor triplo com 800 km de autonomia, capacidade de reboque de 6.300 km e zero a 100 km/h em menos de 2,9 segundos por US $ 69.900.
A Tesla ainda está decidida a fazer essas três versões? Quem sabe? Será que realmente entrará em produção em meados de 2023? “Resposta nebulosa, tente novamente.”
Outra pergunta sem resposta é o número de reservas que a Tesla tem atualmente em arquivo. O último número relatado – 650.000 – foi de junho de 2020, mas supõe-se que tenha crescido desde então. Uma contagem de reservas da Cybertruck pelo fórum Cybertruck com mais de 28.000 entradas colocou as reservas em mais de 1 milhão em maio de 2021, de acordo com a Electrek. O número continuou crescendo ao longo do ano passado, e agora estima-se que esteja perto de 1,5 milhão de reservas.
Enquanto isso, a Tesla recentemente elevou os preços (novamente) para sua linha de EVs – exceto para o Modelo 3. E a empresa recebeu boas notícias quando foi revelado que o novo acordo climático apresentado pelos democratas do Senado, se aprovado, eliminaria o limite de 200.000 veículos vendidos para desencadear uma eliminação gradual do crédito fiscal de US$7.500. A Tesla foi a primeira montadora a vender 200.000 EVs, desencadeando a eliminação em 2018.
Mas a legislação restringiria a elegibilidade para os créditos a EVs com preços não superiores a US$55.000 para carros novos e US$ 80.000 para picapes e SUVs – o que significa que a Tesla precisará precificar a Cybertruck de acordo se for elegível.
Achou útil essa informação? Compartilhe com seus amigos!
Deixe-nos a sua opinião aqui nos comentários.