A fabricante sueca de caminhões Scania está trabalhando com a SCA para colocar em produção o primeiro caminhão 100% elétrico do mundo em uma fazenda de madeira, numa tentativa de descarbonizar a indústria madeireira.
A SCA começou a desenvolver uma versão protótipo de um caminhão de madeira especializado com uma capacidade de transporte maciça de 70 toneladas, baseado em um semirreboque elétrico Scania em 2022, colocando-o para trabalhar transportando madeira entre o terminal da SCA em Gimonäs e a fábrica de papel em Obbola, Suécia. Para 2024, a SCA está encomendando outro – ao contrário do primeiro caminhão de madeira elétrico em Umeå, o novo caminhão será equipado com um guindaste.
“Nosso novo caminhão de madeira elétrico tem uma melhor autonomia e irá até áreas de armazenamento de madeira na floresta, onde carrega a madeira para transporte adicional até um de nossos terminais de madeira”, diz Anton Ahlinder, Desenvolvedor de Negócios da Industrial Supply, SCA Skog. “Esperamos que o caminhão reduza as emissões de dióxido de carbono em 170 toneladas por ano em comparação com um caminhão de madeira regular.”
A SCA transporta cerca de 8,5 milhões de metros cúbicos de madeira por toda a Suécia a cada ano. A empresa é a maior proprietária florestal privada da Suécia e produtora de produtos de madeira serrada, materiais de embalagem e celulose para papel. “Avançamos muito em nossos processos industriais, que já são 96% livres de combustíveis fósseis,” diz Hans Djurberg, Chefe de Sustentabilidade da SCA. “Estamos muito satisfeitos por podermos, junto com a Scania, abrir novos caminhos para tornar os transportes mais pesados livres de combustíveis fósseis.”
Achou útil essa informação? Compartilhe com seus amigos!
Deixe-nos a sua opinião aqui nos comentários.