O Grupo Volkswagen atingiu um marco ao revelar que 1 milhão de veículos elétricos foram produzidos em sua plataforma de carros elétricos MEB. A Volkswagen antecipou a transição da indústria automotiva para veículos totalmente elétricos (embora ainda não tenha se comprometido totalmente com isso) em 2015, com planos de desenvolver uma plataforma exclusiva para veículos elétricos.
A matriz modular de acionamento elétrico (MEB) foi oficialmente apresentada em 2018, à medida que a montadora alemã acelerava sua estratégia de veículos elétricos, lançando vários conceitos, incluindo o Audi e-tron. A plataforma MEB é a base da série de carros elétricos “ID” da Volkswagen, bem como de vários outros veículos elétricos das marcas do grupo VW.
A plataforma MEB serve como base para o ID.3, o SUV elétrico ID.4, o ID.5, o ID.6 (China) e será utilizada no próximo sedã elétrico de ponta ID.7, que será lançado na Europa ainda este ano e nos Estados Unidos em 2024.

Outras marcas sob o guarda-chuva do Grupo Volkswagen, incluindo Audi, Cupra e ŠKODA, também utilizam a plataforma.
Por exemplo, o Audi Q4 e-tron e o Q5 e-tron, o primeiro carro elétrico da Cupra chamado “Born” e o ŠKODA ENYAQ iV, todos são baseados na arquitetura MEB.

Vários meses depois, a VW anunciou estar aberta a colaborações e encontrou seu primeiro parceiro em 2020, a Ford, para lançar dois veículos elétricos na Europa.
O primeiro veículo lançado foi um SUV elétrico Explorer, em março, com preço inicial abaixo de €45.000 (aproximadamente $48.500). Embora a Ford tenha revelado posteriormente que está desenvolvendo sua própria tecnologia interna, a parceria desempenha um papel fundamental na expansão da presença da Ford na Europa. Em vez de dedicar tempo ao desenvolvimento de sua própria plataforma e atrasar seu lançamento, o uso da plataforma MEB da VW ajudará a preencher essa lacuna.

A montadora afirma ter alcançado esse marco com cinco marcas, incluindo Volkswagen, Audi, Cupra, ŠKODA e Volkswagen Commercial.
Além disso, a Volkswagen informou que as cinco marcas estão impulsionando oito fábricas na Europa, nos Estados Unidos e na China. A empresa está divulgando um pequeno veículo elétrico baseado na plataforma MEB em parceria com a Cupra, ŠKODA e VW.

A Volkswagen já está trabalhando no desenvolvimento da plataforma avançada “MEB+” de próxima geração, utilizando baterias avançadas para proporcionar uma autonomia de mais de 430 milhas (700 km) e tempos de carregamento mais rápidos. A montadora alemã espera que 80% de seus carros de passeio sejam elétricos até 2030 na Europa, conforme trabalha em direção a um futuro totalmente elétrico.
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