Close Menu
Engenharia é:
  • Tecnologia
  • Energia
  • Ciência
  • Notícia
  • Como?
  • Colunas
    • Liderança
    • Vagas
    • Cursos
    • Engenharia em Pauta
    • Engenharia Disruptiva
    • Guia de Engenharia
  • Contato
Artigos Mais Recentes

Adoção de inteligência artificial avança no mundo, mas Brasil ainda caminha devagar

17 de junho de 2025

Pix Automático estréia no Brasil e já é testado por plataformas de streaming

17 de junho de 2025

Governo alemão adota softwares de código aberto e abandona Microsoft

16 de junho de 2025

Inscreva-se para receber atualizações

Receba atualizações sobre Engenharia, Tecnologia, Energia e Notícias no seu email.

Facebook X (Twitter) Instagram YouTube
  • Contato
  • Sobre Nós
Facebook X (Twitter) Instagram YouTube LinkedIn
Engenharia é:
  • Tecnologia

    Adoção de inteligência artificial avança no mundo, mas Brasil ainda caminha devagar

    17 de junho de 2025

    Governo alemão adota softwares de código aberto e abandona Microsoft

    16 de junho de 2025

    Tecnologia no RH: como a digitalização está reinventando o controle de ponto e a jornada de trabalho

    13 de junho de 2025

    Galaxy S25 Plus (256 GB) tem 42% OFF, oferta inédita

    13 de junho de 2025

    Dinamarca planeja substituir Microsoft por LibreOffice e Linux em órgãos públicos

    12 de junho de 2025
  • Energia

    Kia apresenta novo motor a combustão 2.5 Turbo de alta eficiência, contrariando a tendência de eletrificação total seguida por várias montadoras

    11 de abril de 2025

    Centros de dados devem dobrar consumo de energia até 2030 impulsionados pela inteligência artificial

    10 de abril de 2025

    Energia eólica offshore pode ameaçar a biodiversidade marinha, alerta novo estudo global

    9 de abril de 2025

    Por que a Amazônia deve ser livre da exploração de petróleo e gás fóssil

    8 de abril de 2025

    Califórnia já tem mais carregadores para carros elétricos do que postos de gasolina

    7 de abril de 2025
  • Ciência

    Buracos negros: os supercolisores naturais do Universo?

    13 de junho de 2025

    Qual o segredo da resistência do concreto romano até hoje?

    12 de junho de 2025

    EUA autorizam comercialização de salmão produzido em laboratório

    11 de junho de 2025

    Imagens inéditas dos polos do Sol revelam segredos da atividade magnética

    11 de junho de 2025

    Novo mamógrafo criado no Brasil usa micro-ondas para diagnóstico sem dor

    23 de maio de 2025
  • Notícia

    Pix Automático estréia no Brasil e já é testado por plataformas de streaming

    17 de junho de 2025

    3D UNIV+RSES da Dassault Systèmes no Paris Airshow 2025: Transformando a Indústria Aeroespacial e de Defesa com Experiências Generativas Potencializadas por IA

    12 de junho de 2025

    Instagram permitirá reorganizar a grade do perfil; veja como vai funcionar

    12 de junho de 2025

    WhatsApp testa recurso para resumir conversas nos chats

    12 de junho de 2025

    Governo classifica Instagram como não recomendado para menores de 16 anos

    11 de junho de 2025
  • Como?

    Como é um pneu remold?

    10 de março de 2025

    Quando e onde a primeira roda foi inventada? Uma pesquisa pode revelar esse mistério

    24 de outubro de 2024

    Como tirar o visto por último no Instagram

    4 de março de 2024

    Como usar pesquisa por data no WhatsApp?

    28 de fevereiro de 2024

    Como ver o histórico de vídeos assistidos no TikTok

    29 de janeiro de 2024
  • Colunas
    1. Liderança
    2. Vagas
    3. Cursos
    4. Engenharia em Pauta
    5. Engenharia Disruptiva
    6. Guia de Engenharia
    7. Ver tudo

    Por que entender sobre talentos pode levar a alta performance?

    11 de abril de 2024

    ITA abre concurso para níveis médio e superior com salários de até R$ 14.192,64

    10 de junho de 2025

    Novo app de emprego reúne vagas em mais de 400 empresas

    5 de maio de 2025

    Escassez de mão de obra: Suíça abre vagas para quem fala português em cargos nas áreas de assistente de cozinha, operadores de máquina, mestre de obras e outros cargos!

    7 de abril de 2025

    Trabalhe na FedEX: Processo seletivo exigindo ensino médio com mais de 70 vagas com e sem experiência ao redor do Brasil

    7 de abril de 2025

    MCTI anuncia 10 mil vagas para capacitação gratuita de programadores

    24 de maio de 2025

    Centec oferece mais de 1.600 vagas em cursos profissionalizantes 100% gratuitos e EaD

    10 de abril de 2025

    Udemy libera mais de 2.000 cursos gratuitos online nas áreas de tecnologia, idiomas, negócios e muito mais!

    10 de abril de 2025

    Instituto Federal abre mais de 1.000 vagas em cursos técnicos gratuitos sem precisar fazer provas

    8 de abril de 2025

    Pessoas certas no lugar certo… Receita de sucesso!

    28 de novembro de 2022

    ENDO-EMPREENDEDORISMO – Empresas e Equipes Empreendedoras

    21 de novembro de 2022

    Engenheiros na gestão de empresas?

    14 de novembro de 2022

    Convivência nos tempos modernos…

    7 de novembro de 2022

    Novos Renascimentos: Cinquenta Tons de Homens e Máquinas

    9 de março de 2023

    Computação Quântica: Como Funciona?

    6 de março de 2020

    Como estamos gerando abundância em telecomunicações?

    19 de fevereiro de 2020

    Inteligência Artificial Geral: Quais os desafios em aberto?

    21 de julho de 2019

    Engenharia Civil: formação, áreas de atuação e salário [2024]

    15 de janeiro de 2024

    Engenharia de Produção: formação, áreas de atuação e salário [2024]

    15 de janeiro de 2024

    Engenharia Mecânica: formação, áreas de atuação e salário [2024]

    15 de janeiro de 2024

    Engenharia Elétrica: formação, áreas de atuação e salário [2024]

    15 de janeiro de 2024

    ITA abre concurso para níveis médio e superior com salários de até R$ 14.192,64

    10 de junho de 2025

    MCTI anuncia 10 mil vagas para capacitação gratuita de programadores

    24 de maio de 2025

    Novo app de emprego reúne vagas em mais de 400 empresas

    5 de maio de 2025

    Centec oferece mais de 1.600 vagas em cursos profissionalizantes 100% gratuitos e EaD

    10 de abril de 2025
  • Contato
Engenharia é:
Início»Energia»Scania apresenta sua primeira linha de caminhões elétricos na Europa
Energia

Scania apresenta sua primeira linha de caminhões elétricos na Europa

Ademilson RamosPor Ademilson Ramos15 de setembro de 2020Atualizado:14 de fevereiro de 2024
Compartilhar Facebook Twitter Telegram WhatsApp LinkedIn E-mail.
WhatsApp Telegram Facebook Twitter LinkedIn E-mail.
Publicidade
Publicidade

Com o histórico comprovado da Scania no fornecimento de caminhões premium a diesel e com combustível renovável, o lançamento marca um passo significativo no desenvolvimento da empresa. Nos próximos anos, a Scania continuará desenvolvendo veículos eletrificados para todas as aplicações, incluindo longa distância e para o segmento da construção.

“É com muito orgulho que anunciamos o início do compromisso com eletrificação”, disse o Presidente e CEO Global da Scania, Henrik Henriksson. “Nos próximos anos, lançaremos produtos eletrificados anualmente para toda a nossa linha de veículos, para isso estamos reorganizando nossas unidades fabris. Em alguns anos, também teremos caminhões elétricos de longa distância, adaptados para carregamento rápido durante os períodos de descanso obrigatórios dos motoristas”, comentou Henriksson.

A eletrificação da frota de caminhões comerciais pesados é decisiva para atingir a meta do Acordo de Paris, que limita o aquecimento global a menos de 2°C. Os veículos elétricos serão, portanto, cada vez mais uma opção atraente para os clientes. A Scania irá, nos estágios iniciais, desenvolver e implementar caminhões híbridos e totalmente elétricos em parceria com seus clientes.

Os veículos movidos a combustíveis alternativos e eletrificados fazem parte da estratégia global de sustentabilidade da Scania e são implementados nos mercados em que a marca atua conforme condições locais de infraestrutura e econômicas. No Brasil, por enquanto, os caminhões movidos a gás natural e biometano são a melhor opção para clientes e embarcadores que estão empenhados na redução de emissão de gases do efeito estufa. Os veículos elétricos ainda não têm data para chegar ao mercado brasileiro.

Publicidade
Publicidade

Os modelos: totalmente elétrico e híbrido plug-in

O caminhão totalmente elétrico é oferecido com cabines das séries L e P, está equipado com uma bateria de 165–300 kWh para o motor elétrico de 230 kW, equivalente a aproximadamente 310 CV. Os clientes podem selecionar cinco ou nove baterias, chegando a alcance de até 250 km com uma única carga.

O caminhão híbrido plug-in também está disponível para cabines das séries L e P. Neste modelo será possível viajar longas distâncias em modo de motor de combustão e até 60 km em modo elétrico. Combinado com combustível renovável, os operadores podem reduzir significativamente o impacto climático. Ambas as tecnologias se baseiam no sistema modular com componentes testados e aprovados em toda a linha de caminhões da Scania, famosos por sua durabilidade e confiabilidade.

“Embora os veículos eletrificados em certos aspectos representem uma nova tecnologia, tomamos todas as medidas possíveis para garantir que aplicamos os mesmos critérios de disponibilidade usados em nossos outros caminhões”, disse Anders Lampinen, Diretor de Novas Tecnologias. “Scania significa qualidade premium e nem é preciso dizer que essa também é uma característica de nossos caminhões elétricos”, pontua o executivo.

Além do transporte de carga geral e refrigerada, os caminhões elétricos podem ser utilizados, de forma lucrativa, com carrocerias basculantes, betoneiras e coletores de lixo, bem como para serviços de combate a incêndio e resgate.

“Estamos convencidos de que os clientes inovadores estarão ansiosos para liderar o caminho da eletrificação, dando os primeiros passos na preparação de suas frotas para o futuro”, diz Lampinen. “Em empresas de transporte com grandes frotas, a implementação oferece uma oportunidade antecipada de ganhar experiência nesta área. Enquanto isso, sabemos que grandes compradores de transporte estão interessados em reduzir a emissão de gases do efeito estufa.”

Tanto o caminhão híbrido plug-in quanto o totalmente elétrico serão essenciais para operar no número crescente no mundo de áreas urbanas ao redor com zonas centrais de baixa emissão de gases. Eles também fornecem oportunidades para maior utilização do veículo. Com entregas silenciosas, os serviços de transporte podem ser estendidos até tarde da noite e de manhã cedo, evitando congestionamentos e dificuldades de estacionamento. Estudos mostram que entregas fora do horário de pico podem ser 30% mais rápidas do que em rotas de transporte diurnas equivalentes, graças ao estacionamento mais simples nos pontos de entrega, menos filas, velocidades mais altas e sinais verdes mais frequentes nos cruzamentos.

O caminhão totalmente elétrico vem com a opção de cinco baterias para um total de 165 kWh ou nove baterias para 300 kWh de capacidade instalada. Com a remoção do motor de combustão, uma bateria é colocada no antigo túnel do motor com as quatro ou oito baterias restantes colocadas ao longo da lateral do chassi.

As baterias podem ser carregadas por 130 kW CC, usando um conector de Sistema de carregamento combinado (CCS). O tempo de carregamento é inferior a 55 minutos para a opção de cinco baterias e menos de 100 minutos para a opção de nove. Enquanto isso, as baterias são continuamente carregadas em movimento, por meio de energia de frenagem regenerativa.

Como o caminhão híbrido plug-in também possui uma unidade de motor de combustão, o espaço disponível para as baterias é menor. Ele é equipado com três baterias para uma capacidade instalada de 90 kWh para o motor elétrico de 115 kW. O tempo de carregamento de zero a 80 por cento é de aproximadamente 35 minutos e, além de carregar por meio de energia de frenagem regenerativa, a energia da bateria pode ser completada durante a carga e descarga. O trem de força elétrico é combinado com um motor de combustão de 280–360 CV. O alcance apenas com o modo elétrico é de 60 km.

Com o modo silencioso de ambos os caminhões e a notável aceleração do caminhão totalmente elétrico de 2200 Nm de torque, eles oferecem uma experiência de direção muito diferente e estimulante. “Sabemos que existem muitos motoristas jovens e experientes que serão atraídos não apenas por contribuir de forma tangível para transportes sustentáveis, mas também pela oportunidade de estar entre os primeiros na estrada com esses caminhões do futuro.”

Achou útil essa informação? Compartilhe com seus amigos! ?

Deixe-nos a sua opinião aqui nos comentário.

Publicidade
caminhão caminhão elétrico energia verde engenharia scania
Compartilhe. Facebook Twitter LinkedIn Telegram WhatsApp E-mail.
artigo anteriorA Piece of The Wrecked 1986 Challenger Space Shuttle was Found
Próximo artigo Sony divulga preços e datas do PS5; confira
Ademilson Ramos
  • Site
  • Facebook
  • X (Twitter)
  • Instagram
  • LinkedIn

Nascido no interior de Minas Gerais, foi seminarista em uma congregação francesa, mas viu que sua vocação é ser engenheiro. Graduado em Engenharia Eletrônica pela Universidade Federal de Itajubá - UNIFEI e MBA em Gerenciamento de Projetos pela Fundação Getulio Vargas - FGV. Criou o Engenharia é: exatamente às 11:28, no dia 2 de agosto de 2011. Você pode falar comigo pelo email: ademilson@engenhariae.com.br

Publicidade

Publicações Relacionadas

Energia

Kia apresenta novo motor a combustão 2.5 Turbo de alta eficiência, contrariando a tendência de eletrificação total seguida por várias montadoras

11 de abril de 2025
Energia

Centros de dados devem dobrar consumo de energia até 2030 impulsionados pela inteligência artificial

10 de abril de 2025
Energia

Energia eólica offshore pode ameaçar a biodiversidade marinha, alerta novo estudo global

9 de abril de 2025
Energia

Por que a Amazônia deve ser livre da exploração de petróleo e gás fóssil

8 de abril de 2025
Energia

Califórnia já tem mais carregadores para carros elétricos do que postos de gasolina

7 de abril de 2025
Energia

Como economizar energia e transformar sua casa com soluções inteligentes

4 de abril de 2025
Adicione um comentário

Comentários estão fechados.

Publicidade
Mais Populares

Pedale uma hora e gere energia para um dia

Notícia

Galaxy Watch Ultra com 50% de desconto! Aproveite em até 12x antes do Dia dos Namorados

Tech Ofertas

Huawei no Brasil: inédito celular trifold já pode ser vendido por aqui por R$ 24.999 – sem impostos

Tecnologia
Siga-nos nas Redes Sociais
  • Facebook
  • YouTube
  • Twitter
  • Instagram
Publicações Mais Recentes
Tecnologia

Adoção de inteligência artificial avança no mundo, mas Brasil ainda caminha devagar

Ademilson Ramos17 de junho de 2025
Notícia

Pix Automático estréia no Brasil e já é testado por plataformas de streaming

Ademilson Ramos17 de junho de 2025
Tecnologia

Governo alemão adota softwares de código aberto e abandona Microsoft

Ademilson Ramos16 de junho de 2025
Publicidade
Facebook X (Twitter) Instagram YouTube
  • Contato
  • Sobre Nós
  • Política de Privacidade
© 2025 Engenharia é:.

Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc para cancelar.