Nesta terça-feira, 12 de março, a Xiaomi anunciou o início das vendas do SU7, seu primeiro carro elétrico, para o dia 28 de março. Após o anúncio, suas ações registraram um aumento de 7,5% na bolsa de Hong Kong. A fabricante chinesa iniciará a entrega dos veículos na mesma data.
O SU7 marca a entrada da Xiaomi no mercado automotivo. Na China, onde a Tesla e a BYD dominam o mercado de carros elétricos, a Xiaomi enfrenta uma forte concorrência. No entanto, a empresa confia que sua marca será um fator significativo para atrair clientes.
O SU7 estará disponível para venda em 29 cidades, conforme anunciado pela Xiaomi em um comunicado publicado na Weibo. Um total de 59 lojas nessas cidades aceitarão pedidos para o carro elétrico. O SU7 está disponível em duas variantes: a versão “base” e a versão mais avançada, SU7 Max, que oferece maior desempenho, alcance aprimorado e tração integral.
Embora o preço do SU7 ainda não tenha sido divulgado oficialmente pela Xiaomi, é estimado que o sedã será comercializado por cerca de US$ 80 mil (equivalente a aproximadamente R$ 400.000), colocando-o na mesma faixa de preço que seu rival direto, o Tesla Model S. O SU7 é impulsionado pela plataforma Snapdragon 8295 e opera com o sistema HyperOS.
A Xiaomi deu uma verdadeira lição para a Apple, mas talvez tenha sido tarde demais. Enquanto o SU7 levou cerca de três anos desde o início do desenvolvimento até chegar às prateleiras, a Apple dedicou uma década ao projeto do Apple Car, apenas para eventualmente cancelá-lo. A abordagem da Xiaomi foi pragmática: em vez de tentar reinventar a roda, eles entregaram um produto tangível para o mercado atual.
De acordo com rumores, a Apple planejava um carro totalmente autônomo que refletisse sua filosofia de design. No entanto, mesmo com os avanços na tecnologia de direção automática e assistência, os carros continuam sendo, essencialmente, carros. Enquanto a Apple buscava um veículo altamente tecnológico, autônomo e com um preço semelhante ao de um Tesla de ponta, a Xiaomi optou por uma abordagem mais convencional na indústria automotiva.
O SU7, com seu visual inspirado em marcas como Porsche, BMW e Mercedes, oferece recursos como assistência de direção e conectividade. Não se trata do carro do futuro que chegou antes da hora, mas sim de um veículo que atende às demandas do mercado atual. Sua vantagem competitiva reside na maior integração com o ecossistema do HyperOS.
Fontes: Reuters, Tecnoblog e Bloomberg.
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