Aproximadamente 40% das espécies de plantas estão ameaçadas de extinção. As plantas que não são diretamente úteis para os seres humanos são particularmente vulneráveis. Muitas vezes, as pessoas não reconhecem a importância de muitas plantas devido a um viés cognitivo chamado às vezes de “cegueira para plantas” ou “disparidade de consciência de plantas”. Enquanto os seres humanos geralmente se preocupam com animais ameaçados de extinção, as ameaças às plantas são mais difíceis de reconhecer e abordar. Nos Estados Unidos, por exemplo, as plantas recebem menos de 4% do financiamento federal para espécies ameaçadas de extinção, apesar de comporem 57% da lista de espécies ameaçadas de extinção.
Os pesquisadores observaram que, no passado, várias produções de história natural, incluindo “Planeta Terra II”, “Blue Planet II”, “Sete Mundos” e “Um Planeta” tornaram os espectadores muito mais conscientes dos animais apresentados nos programas. Embora os cientistas não possam estabelecer uma relação clara entre esses programas de TV e os esforços de conservação, os documentários de natureza fornecem uma maneira direta de alcançar o público em massa e envolvê-lo.
Neste estudo, os pesquisadores investigaram se os documentários de natureza podem promover a conscientização das plantas, o que pode aumentar o engajamento da audiência com os programas de conservação de plantas. Eles se concentraram em “Green Planet”, um documentário da BBC de 2022 narrado por Sir David Attenborough. O programa, assistido por quase 5 milhões de pessoas no Reino Unido, apresentou uma variedade de espécies de plantas, destacando a vegetação de florestas tropicais, ambientes aquáticos, terras sazonais, desertos e espaços urbanos. O programa também abordou preocupações ambientais diretamente, examinando os perigos de monoculturas invasivas e desmatamento.
Os pesquisadores mediram se o “Green Planet” despertou interesse nas plantas por meio da análise do comportamento online das pessoas em torno do momento da transmissão. Em primeiro lugar, eles observaram as espécies que apareceram no programa e o tempo em que cada uma apareceu na tela. Em seguida, eles coletaram dados do Google Trends e das páginas da Wikipedia para essas mesmas espécies antes e depois dos episódios do documentário.
Os pesquisadores descobriram um efeito substancial do “Green Planet” na conscientização e no interesse dos espectadores pelas espécies de plantas retratadas. Cerca de 28,1% dos termos de pesquisa que representam plantas mencionadas no documentário da BBC tiveram um pico de popularidade no Reino Unido, medido usando o Google Trends, na semana após a transmissão do episódio relevante. Os dados da Wikipedia também mostraram isso. Quase um terço (31,3%) das páginas da Wikipedia relacionadas às plantas mencionadas no “Green Planet” registraram aumento de visitas na semana após a transmissão. Os investigadores também observam que as pessoas eram mais propensas a realizar pesquisas online por plantas que tiveram mais tempo de tela no “Green Planet”.