As vendas de carros elétricos no Brasil cresceram 111,5% em maio em comparação ao mesmo período do ano passado, conforme levantamento da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE). Foram 13.612 emplacamentos, frente aos 6.435 registrados em maio de 2023. Esses números incluem veículos eletrificados leves, como híbridos com recarga externa (PHEV), híbridos convencionais (HEV e MHEV) e 100% elétricos (BEV).
Os veículos plug-in (com recarga externa) lideraram o mercado em maio, representando 66,5% das vendas do segmento, com destaque para os BEV 100% elétricos. Apesar desse desempenho, houve uma queda de 10,5% em relação a abril. No acumulado de janeiro a maio, houve um aumento de 149% em comparação ao mesmo período de 2023.
Segundo a ABVE, a participação dos veículos eletrificados no total das vendas de veículos leves no Brasil tem se mantido estável entre 7% e 8% desde o início do ano. A participação dos veículos plug-in (BEV e PHEV) também se mantém alta, em torno de 5% do total das vendas. Em maio de 2023, a participação dos eletrificados era de 3,9%, quase metade da atual.
Desde o início da série histórica da ABVE, em 2012, até maio de 2024, o Brasil contabilizou 285.339 veículos eletrificados em circulação, representando 0,67% do total de veículos leves emplacados no período. Mantendo-se a tendência de crescimento, o mercado pode alcançar a marca de 300 mil veículos em circulação no início do segundo semestre de 2024. A ABVE estima que as vendas de eletrificados em 2024 superarão 150 mil emplacamentos.
A pesquisa também revelou que, nos primeiros cinco meses de 2024, quase metade (46%) dos emplacamentos de eletrificados ocorreu em municípios do interior, excluindo as 27 capitais. Isso representa 29.697 veículos eletrificados emplacados no interior, do total de 64.908 em todo o país. Nos municípios do interior, 68% dos veículos eletrificados vendidos foram plug-in (BEV e PHEV).
Essas proporções são semelhantes às registradas nas capitais, onde 68% das vendas de eletrificados são veículos plug-in e 32% são não plug-in (HEV, HEV flex e MHEV). A ABVE interpreta esses dados como um indicativo de que a preferência por modelos tecnologicamente avançados é semelhante entre compradores do interior e das capitais.
“Esses números são muito importantes. Eles indicam que a eletromobilidade é um fenômeno que se dissemina de modo uniforme em diferentes regiões do país”, afirmou o presidente da ABVE, Ricardo Bastos. “Já não estamos mais falando de uma tendência concentrada em algumas poucas capitais do Sudeste. No final do ano passado, vimos que a eletromobilidade se expandia para o Nordeste e Centro-Oeste. Agora, ela se espalha pelas cidades do interior”, concluiu.
Marcas de Carros Elétricos Mais Vendidas no Brasil (Janeiro a Maio de 2024)
- BYD: 27.238 unidades
- GWM: 9.988 unidades
- Toyota: 8.897 unidades
- Caoa Chery: 4.103 unidades
- Volvo: 2.970 unidades
Modelos de Carros Elétricos Mais Vendidos no Brasil (Janeiro a Maio de 2024)
- Song Plus GS DM – BYD (PHEV)
- Dolphin Mini GS EV – BYD (BEV)
- Dolphin GS 180 EV – BYD (BEV)
- Corolla Cross XRX Hybrid – Toyota (HEV flex)
- Haval H6 PREM – GWM (HEV)
Achou útil essa informação? Compartilhe com seus amigos!
Deixe-nos a sua opinião aqui nos comentários.