A Volvo Cars Corp. é uma montadora global com sede em Torslanda, Suécia e é de propriedade do conglomerado chinês Geely Holding Group. Nos últimos anos, a Volvo tem liderado por exemplo, dando alguns dos maiores passos da indústria em direção à eletrificação e à neutralidade de carbono em suas diversas marcas e processos de produção, em direção a se tornar uma marca totalmente elétrica até 2030.
2022 foi um grande ano para a montadora. Além de explorar novas tecnologias de veículos elétricos, como a recarga sem fio, ela começou a divulgar vários modelos em sua próxima onda totalmente elétrica.
Em novembro passado, tivemos a primeira visão completa do futuro EX90, que a Volvo está anunciando como o veículo mais seguro que já construiu. Em breve, ele se juntará a outros veículos elétricos da Volvo nas vendas, como o C40 e XC40, que ambos receberam atualizações que incluíram alcance adicional, velocidades de carregamento melhoradas e uma nova opção de tração traseira com motorização.
Embora o arsenal de opções totalmente elétricas da Volvo com certeza cresça em 2023, seus atuais veículos elétricos fizeram muito do trabalho em 2022, ajudando a marca a ver suas melhores vendas até hoje. Vamos analisar alguns desses números abaixo à medida que nos preparamos para o próximo ano fiscal, um em que a Volvo expressa que pode ser difícil.
De acordo com o relatório de vendas anual da Volvo para 2022, há muito o que comemorar e os veículos elétricos foram uma parte importante do seu sucesso. A receita foi de 32 bilhões de dólares para o ano, um aumento de 17% em comparação com 2021 e o maior já registrado na quase centenária história da montadora. Seu lucro operacional (EBIT) foi de cerca de 2,2 bilhões de dólares (+10%). Excluindo as joint ventures e as associadas, no entanto, o EBIT da Volvo foi de 1,7 bilhão de dólares, uma queda de quase 16% em comparação com um ano atrás.
A Volvo Cars destaca que o verdadeiro destaque de um ano desafiador foram suas vendas de veículos elétricos. Suas vendas de modelos totalmente elétricos representaram 11% do total, mais do que o dobro das vendas comparadas a 4% em 2021. Um fator importante nesta equação foram as vendas de veículos elétricos da Volvo no Q4, que alcançaram o ponto mais alto de sempre em 18% comparado a apenas 6% no mesmo ponto em 2021. Se incluirmos toda a linha Recharge da Volvo de veículos elétricos e híbridos plug-in, ela representou 33% das vendas totais e 41% apenas no Q4. A montadora encontrou uma grande demanda por seus veículos elétricos no Brasil, Uruguai, Tailândia e Indonésia, onde as vendas de Recharge foram 100% no último trimestre. A Noruega foi 98%.
Esses números de vendas do Recharge ajudaram a Volvo a reduzir suas emissões gerais de CO2 por veículo em 15%, enquanto espera atingir uma redução de 40% por veículo até 2025.
O presidente e CEO da Volvo Cars, Jim Rowan, comenta:
Gerenciamos a forte turbulência do ano e fizemos progressos significativos em nossas ambições estratégicas em 2022, conforme aceleramos em direção ao nosso objetivo de nos tornarmos uma empresa de carros totalmente elétricos até o final da década e neutra para o clima até 2040.
A Volvo admite que foi atormentada por restrições na cadeia de suprimentos em 2022, principalmente no primeiro semestre do ano. No segundo semestre, a montadora explica que conseguiu se recuperar e aumentou a produção em 15%. 2023 parece ser igualmente desafiador para a montadora, mas continua otimista:
Embora 2023 pareça ser outro ano desafiador, a empresa espera que a escassez de suprimentos relacionada ao COVID na China tenha passado e que continue a ver uma melhoria constante no fornecimento de semicondutores. Além disso, a Volvo Cars está otimista de que o preço do lítio comece a cair no final do ano, em linha com muitos dos relatórios independentes publicados recentemente. Apesar da turbulência global, da incerteza e dos recentes aumentos de preços, a Volvo Cars continua a ter uma demanda saudável por seus carros. Como sempre, a empresa continua monitorando de perto o ambiente externo e se adaptando de acordo.
Olhando para 2023, a Volvo Cars espera um crescimento de vendas de dois dígitos enquanto aumenta os volumes de produção de seus veículos elétricos. Contanto que não haja “interrupções inesperadas na cadeia de suprimentos”.
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