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Já faz 2 anos que a gigante norte-americana Amazon abriu sua primeira loja de conveniência automatizada, sem caixas e claro, sem filas. Desde então, as lojas Amazon Go se expandiram para 24 locais pelos Estados Unidos. Por agora, a companhia está tentando tornar as suas lojas sem caixas algo grandioso, com o lançamento oficial do seu primeiro supermercado, batizado de Go Grocery.

Situado em Seattle, o espaço de 3.170 m² – com 2.350 m² dedicados ao espaço de compras, o novo supermercado Amazon Go torna pequeno todas as outras lojas sem caixas da companhia, seus tamanhos eram de 120 m² a 610 m².

Mas o que tudo indica, parece que o tamanho da loja não era o principal desafio da Amazon ao construir o seu primeiro supermercado sem caixas, mas o número e principalmente a variedade de itens que estão disponíveis aos clientes.

Ao contrário das lojas típicas da Amazon Go que atuam como lojas de conveniência ou pequenas mercearias e contam principalmente itens pré-embalados como batatas fritas e bebidas engarrafadas, o supermercado Amazon Go precisa rastrear com precisão a compra de comidas que são mais difíceis de localizar, como produtos frescos, não importando com quantos limões, tomates ou demais frutas que o cliente pegue e inspecione antes de colocar no carrinho de compras.

Assim como outras lojas da Amazon, o supermercado Go usa o mecanismo para que as pessoas sejam rastreadas por uma série de câmeras e sensores instalados nos tetos das lojas para fazer a leitura do que elas pegam. Entretanto, foram feitos alguns ajustes que permitem que os clientes peguem os melhores produtos e devolvam outros -muitas vezes em lugares diferente daquele em que foi pego originalmente – sem colocar erroneamente algo no carrinho.

A Amazon afirma que seu supermercado Go contém 5.000 itens únicos, entre de grandes marcas, produtos orgânicos e outros alimentos básicos, muitos vindos da subsidiária Whole Foods.

O vice-presidente da Amazon, Dilip Kumar, disse que a empresa quer garantir que os clientes fossem recebidos por “produtos dispostos de forma [tradicional]”, mas há algumas diferenças importantes entre a variante sem caixas da Amazon e um supermercado tradicional.

O fato de o Go Grocery não ter nenhum serviço de preparação de alimentos no local como um açougue ou padaria, por exemplo, alimentos como peixe fresco, carne e de confeitaria são embalados individualmente e entregues no local a cada dois dias.

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O principal objetivo do supermercado Go é levar a experiência de compras mais rápidas da Amazon para as compras do dia a dia. A Amazon ainda planeja coisas maiores. Kumar disse que no processo de fazer o supermercado Go, a Amazon “aprendeu muito” e que não há “nenhum limite superior. [A loja] poderá ser cinco vezes maior. Podia ser 10 vezes maior.”

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