Um novo avião elétrico autônomo de carga e sem emissão de gases foi apresentado e pode mudar o rumo na indústria de transporte.
Inicialmente, o foco era na pulverização de culturas em vez de carga, com menos regulamentações e obstáculos a serem superados. Depois de levantar uma rodada de US$ 3 milhões em março de 2018 do Y Combinator, um acelerador de startups de tecnologia, a Pyka se preparou para projetar e construir seu primeiro produto, o “Egret”.
Em maio de 2019, a Pyka certificou o Egret para operação comercial pela Autoridade de Aviação Civil da Nova Zelândia, tornando-o o primeiro avião elétrico para trabalho comercial. Pouco tempo depois de levantar mais US$ 8 milhões em financiamento, a empresa voou seu pulverizador elétrico de segunda geração, o “Pelican”.
O Pelican logo começaria a trabalhar pulverizando bananas para grandes clientes na Costa Rica. Em julho de 2021, o Pelican da Pyka foi o primeiro avião aéreo alado fixo autônomo a pulverizar uma lavoura de bananas.
A jovem empresa de aviação está fazendo história novamente, apresentando seu Pelican Cargo, o maior avião elétrico autônomo de carga do mundo
A Pyka nos deu uma visão do que o futuro pode parecer com seu Pelican Cargo. O avião industrial construído com esse propósito é o maior avião de carga sem emissão de gases e o primeiro veículo autônomo da sua classe. A empresa acredita que a eletrificação e a automação tornarão a aviação mais segura, reduzindo as emissões de CO2, como explica Norcia:
O Pelican Cargo terá um impacto significativo positivo nas vidas das pessoas. Projetamos esse avião para eliminar as emissões de CO2 da cadeia de logística, ao mesmo tempo em que oferece uma vantagem significativa em relação à transporte terrestre e custos de operação com uma fração do transporte aéreo convencional.
O Pelican Cargo terá autonomia para voos de até 200 milhas – 320 quilômetros (com reserva de 20 minutos) e poderá transportar até 180kg em 6 metros quadrados de espaço de carga. Com uma bandeja de carga deslizante, a carga pode ser feita rapidamente, em apenas cinco minutos.
O avião é equipado com quatro motores elétricos, possui potência combinada de 100 kW e uma bateria intercambiável de íons de lítio de 50 kWh. Para recarga, é possível trocar as baterias em um processo de cinco minutos ou recarregá-las em aproximadamente uma hora. Além disso, a navegação baseada em GPS e Laser/Radar permite voos noturnos.
Pyka afirma ter assegurado pré-compromissos de mais de 80 encomendas e opções para seu avião de três clientes.
A empresa está rigorosamente testando o avião na instalação de teste da Pyka no norte da Califórnia, com sua primeira operação comercial prevista para o segundo semestre deste ano.
Um dos clientes da Pyka, Alex Brown, da Skysports Drone Services, elogiou o avião elétrico, dizendo:
Dar as boas-vindas ao avião Pelican Cargo em nossa frota nos permitirá continuar nossa missão de resolver desafios logísticos e operacionais complexos com serviços personalizados de drones. Nós sabemos sobre um ou dois drones e, em nossos olhos, o Pelican Cargo é o produto mais avançado em sua classe de carga no mercado.
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