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Início»Tecnologia»Equipmake apresenta motor elétrico ultra-leve e de alta densidade energética para aplicações espaciais e marítimas
Tecnologia

Equipmake apresenta motor elétrico ultra-leve e de alta densidade energética para aplicações espaciais e marítimas

A especialista em sistemas de energia e trem de força elétrico Equipmake apresentou um novo produto que difere bastante de seus ônibus de dois andares elétricos que já cobrimos no passado. Hoje, a empresa apresentou o HPM-400 - um motor elétrico avançado de alta potência e curta duração projetado para aplicações no espaço e no segmento marítimo. Este equipamento é pequeno, mas poderoso. Confira.
Ademilson RamosPor Ademilson Ramos3 de março de 2023
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Equipmake, especialista em sistemas de energia e trem de força de veículos elétricos, lançou um novo produto que vai além dos seus ônibus elétricos de dois andares, que já abordamos no passado. Hoje, a empresa lançou o HPM-400 – um motor elétrico avançado de alta potência e curta duração, projetado para aplicações no espaço e no segmento marítimo. Este dispositivo é pequeno, mas poderoso. Confira agora mesmo!

Equipmake é um dos líderes do setor em motores elétricos de ultra-alto desempenho, com mais de duas décadas de experiência no desenvolvimento específico de trem de força elétrico. Sua tecnologia varia de sistemas completos de trem de força elétrico, como os encontrados nos ônibus de Londres, a sistemas elétricos ultrarrápidos.

Nos últimos anos, a Equipmake expandiu-se além dos ônibus (e da Terra) desenvolvendo tecnologias eletrificadas para o setor aeroespacial. Atualmente, fornece motores elétricos avançados para foguetes desenvolvidos pela Gilmour Space Technologies, na Austrália.

De fato, o mais recente motor elétrico da Equipmake, revelado hoje, foi originalmente projetado como uma bomba de combustível de foguete de alto desempenho para a Gilmour em seu foguete Eris. No entanto, seu design permite várias aplicações, incluindo como um motor elétrico para o segmento marítimo, destacado pela Equipmake hoje.

Esquerda: motor elétrico HMP-400, Direita: o inversor / Crédito: Equipmake

O novo motor elétrico da Equipmake é perfeito para uso marítimo e no espaço. A empresa oficialmente lançou o motor HPM-400 hoje, exibindo sua velocidade máxima de 20.000 rpm, potência máxima de pico de 400 kW e torque máximo de 250 Nm – tudo embalado em apenas 40 kg (88 lbs) de massa, incluindo seu inversor de carbeto de silício (visto acima).

O motor elétrico estreou durante a Future Propulsion Conference em Solihull, no Reino Unido, e embora tenha sido originalmente especificado como uma bomba de combustível de foguete, seu design inteligente tem muito mais a oferecer em outros setores, como o marítimo e o aeroespacial. O CEO da Equipmake, Ian Foley, explicou: Devido à sua intenção original de uso como uma bomba de combustível de foguete, o HPM-400 apresenta várias inovações novas em relação aos motores/inversores convencionais, tornando-o ideal para uso em aplicações de alto desempenho no espaço, aeroespacial e marítimo.

Em primeiro lugar, o pacote completo é ultra-leve e capaz de suportar uma aceleração incrível.

Em segundo lugar, quando um inversor precisa operar no vácuo, ele precisa ser de alta tensão, porque é necessária muita energia.

O HPM-400 mantém a pressão do ar dentro e foi completamente redesenhado mecanicamente para resistir à pressão interna quando passa da atmosfera para o vácuo. Isso resultou em um pacote cilíndrico supercompacto – inverters convencionais são quadrados – com uma carcaça de fibra de carbono para manter a pressão e o peso baixos. Tudo isso resulta em um motor/inversor avançado de alta potência e baixo peso que se adapta facilmente ao espaço, ar ou água.

Onde esse novo motor elétrico pode se encaixar na indústria marítima ou na tecnologia aeroespacial ainda está por ser visto, mas acredite que os representantes desses setores estão de olho no HPM-400 em Solihull e já estão pensando em onde sua performance ultra-leve e de alta densidade de energia pode ser melhor utilizada.

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Nascido no interior de Minas Gerais, foi seminarista em uma congregação francesa, mas viu que sua vocação é ser engenheiro. Graduado em Engenharia Eletrônica pela Universidade Federal de Itajubá - UNIFEI e cursando MBA em Gerenciamento de Projetos pela Fundação Getulio Vargas - FGV. Criou o Engenharia é: exatamente às 11:28, no dia 2 de agosto de 2011. Você pode falar comigo pelo email: ademilson@engenhariae.com.br

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