A Ford lançou recentemente um comunicado à imprensa, destacando sua intenção de usar a VR para treinar técnicos em seu próximo SUV Mach-E. Ao testar o sistema de treinamento VR da Bosch, eles esperam preparar seus técnicos com bastante antecedência antes do lançamento do seu novo EV no final deste ano.
Ford está trabalhando com a Bosch para desenvolver o sistema
A Ford anunciou recentemente que os técnicos do Mach-E serão treinados usando realidade virtual. O comunicado de imprensa da Bosch e da Ford revela que ambas as empresas estão desenvolvendo em conjunto as novas ferramentas de VR para ajudar os técnicos a atender o novo SUV elétrico da Ford.
Tudo isso sem um veículo físico.
Os técnicos participantes usarão os conjuntos Oculus Quest VR. Usando essa configuração, os usuários receberão uma simulação dos principais componentes e sistemas do veículo.
A gamificação também é sugerida como parte de futuros desenvolvimentos do sistema. Isso permitirá que os técnicos brinquem virtualmente com os gubbins dos veículos.
“Os técnicos serão imersos em um mundo simulado e gamificado, o que significa que não precisarão confiar nos veículos reais do Mustang Mach-E para aprender sobre seus componentes, incluindo o novo sistema de alta tensão do SUV elétrico”, Dave Johnson, diretor da Ford operações de engenharia de serviços, disse no comunicado de imprensa.
A Bosch já desenvolveu uma prova de conceito no ano passado para o treinamento em serviços automotivos via VR com grande sucesso. Isso foi comercializado para instrutores, técnicos e estudantes universitários, incluindo, ao que parece, os tomadores de decisão da Ford.
A Ford foi a primeira grande montadora a pilotar a aplicação no mundo real por meio de seu curso de reparo de trem de força de técnico de serviço.
Por que os técnicos da Ford precisam desse equipamento?
O principal incentivo para a colaboração entre Bosch e Ford é uma questão de praticidade. Quando o Ford Mach-E é finalmente lançado, muitos de seus técnicos nas oficinas de reparação da Ford provavelmente nunca viram nada parecido.
Ao desenvolver o programa de treinamento em VR agora, os técnicos estarão bem preparados quando os primeiros veículos começarem a chegar em suas oficinas.
“Um técnico aprenderá como diagnosticar e executar serviços relacionados ao sistema de alta tensão do veículo usando o fone de ouvido de realidade virtual. Isso inclui tarefas como remoção e instalação da bateria principal, além de serviços e manutenção na própria bateria” explica Ford.
Isto é especialmente verdade para os técnicos que estão mais acostumados aos motores de combustão interna do que aos VEs. Afinal, uma vez que você “abre o capô”, eles podem se surpreender um pouco.
O programa de treinamento em VR não apenas ensinará a eles os fundamentos da máquina, mas também os ajudará a diagnosticar e reparar possíveis falhas. Também os ensinará a executar manutenção e serviços básicos.
“A solução de treinamento em realidade virtual é sobre novas tecnologias que geram eficiência”, disse Geoff Mee, diretor de operações da Bosch. “Ao melhorar o processo de diagnóstico, os técnicos podem realizar a manutenção e fazer reparos de maneira mais rápida e fácil.”
Atualmente, a tecnologia VR deve ser estritamente limitada como uma ferramenta educacional e informativa para os técnicos do Mustang Mach-E. Ao obter uma visão dos fundamentos básicos do carro, os técnicos devem entender o novo EV rapidamente.
Também se espera que a solução VR, se for bem-sucedida, possa ser expandida para outros veículos Ford no futuro.
A Ford também anunciou que seu novo SUV deve estar pronto para lançamento ainda este ano.
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