De acordo com o CEO da Microsoft, Satya Nadella, o novo buscador Bing possui uma função chamada “Chat”, na qual os usuários podem fazer perguntas e obter respostas mais contextualizadas. Isso é semelhante ao buscador Perplexity, que também é baseado na tecnologia da OpenAI.
Com a atualização do Bing, a Microsoft busca ampliar sua presença na internet, já que o Google é a líder absoluta global. No dia anterior (6), o Google anunciou um novo modelo chamado Bard, que também utiliza IA para auxiliar nas buscas, tornando-se um rival para o ChatGPT e, consequentemente, para o novo modelo da Microsoft. De acordo com Nadella, a intenção é “superar” as buscas na web.

De acordo com o executivo, cerca de 10 bilhões de buscas diárias não têm resultados satisfatórios, especialmente em questões mais complexas. Para resolver esse problema, o Bing usará um novo modelo de IA chamado “Prometheus”, baseado na tecnologia da OpenAI, que deve fornecer resultados mais relevantes aos usuários, considerando a conversação.
“A inteligência artificial mudará radicalmente todas as categorias de software, começando pela mais importante de todas: a pesquisa”, disse Nadella. O CEO destacou os lançamentos como tecnologias de “copiloto e bate-papo por IA para ajudar as pessoas a obterem melhor desempenho na pesquisa e na internet”.
A Microsoft anunciou que seus novos Edge e Bing terão resultados de busca mais relevantes, incluindo informações como placares esportivos, preços de ações e clima. Além disso, o Edge contará com a nova barra Edge Sidebar, que apresentará respostas mais completas. Esta barra pode fornecer um resumo de relatórios financeiros, com as informações mais importantes destacadas. O navegador também será capaz de comparar resultados de busca com empresas concorrentes e criar tabelas com o bate-papo contextual.

De acordo com a Microsoft, o novo motor de busca irá analisar resultados da web e fornecer resumos do que o usuário precisa, com base em sua busca. O novo bate-papo do Bing, por sua vez, proporcionará informações mais detalhadas em uma conversa, seja para planejamento de viagens ou para a escolha de um modelo de TV. A empresa afirma que as novidades vão “reinventar a pesquisa na web com AI” usando o GPT-3.5 da OpenAI como o último modelo de linguagem. De acordo com a Microsoft, a implementação desta tecnologia no algoritmo principal de busca da empresa representa o maior salto tecnológico em duas décadas.
Achou útil essa informação? Compartilhe com seus amigos!
Deixe-nos a sua opinião aqui nos comentários.