Um ano após a apresentação de seu “revolucionário motor 1T”, a empresa emergente INNengine, sediada na Espanha, está progredindo na demonstração da viabilidade e praticidade de sua tecnologia, atraindo a atenção de investidores.
A primeira apresentação da empresa não obteve a repercussão desejada, já que parecia ser um momento inadequado para lançar um novo motor a combustão, considerando a tendência mundial de transição para motores elétricos.
No entanto, a tecnologia da INNengine parece possuir argumentos convincentes. Comparado a um motor convencional a combustão de quatro tempos, o motor 1T é 55% menor, 70% mais leve e pode funcionar com qualquer combustível líquido. Além disso, sua simplicidade resulta em um número menor de peças móveis.
Um exemplo notável é o protótipo de um motor com potência e torque equivalentes a um motor 2.0 de carro, pesando apenas 35 kg e sendo pouco maior do que um motor elétrico automotivo. Isso permite a fabricação de veículos com custos menores e economia significativa de combustível, já que o carro terá peso reduzido.
Devido ao seu tamanho compacto e leve, o motor também apresenta outro argumento de venda, sendo considerado uma excelente opção para compor sistemas híbridos, onde não compete diretamente com os motores elétricos, tornando-se uma alternativa vantajosa em relação aos atuais veículos que utilizam ambas as motorizações.
Motor 1 tempo
A INNengine desenvolveu uma tecnologia de motor de 1 tempo, que realiza todo o ciclo da combustão em um único evento. Enquanto os motores convencionais são de 4 tempos, exigindo quatro etapas para converter o movimento linear dos cilindros em movimento circular do eixo, o motor de 1 tempo da INNengine opera com uma arquitetura inovadora, em que os cilindros funcionam em duplas, compartilhando a mesma câmara de combustão e executando todos os eventos (admissão, compressão, combustão e escape) simultaneamente. Isso garante um contínuo movimento circular do eixo e maior eficiência, superando desvantagens dos motores de 2 tempos, como maior consumo de combustível e maior poluição.
O motor de 1 tempo oferece vantagens inesperadas, como um funcionamento suave e virtualmente sem vibrações devido ao movimento recíproco dos cilindros que compensa o deslocamento um do outro. Além disso, a tecnologia permite a lubrificação normal dos cilindros, dispensando a necessidade de misturar lubrificante ao combustível, como ocorre nos motores 2 tempos. A conversão do movimento linear para circular é feita por uma came, proporcionando uma taxa de compressão variável, tornando o motor naturalmente multicombustível. Essa inovação permite a eliminação do virabrequim, das válvulas de admissão e de escape, bem como do cabeçote. A INNengine está colaborando com engenheiros da Universidade de Valência para garantir que seus motores atendam às novas normas de emissões de poluentes que entrarão em vigor na Europa em 2025. Testes de rendimento e durabilidade estão em andamento em veículos e drones, já que a empresa planeja ingressar no mercado aeronáutico.
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