Se você já viajou de avião, as chances são grandes de você ter notado um pequeno furo na parte inferior de todas as janelas. E bem, você já deve ter se perguntado o objetivo de um buraco na janela de um avião. Ele é importante para a sua segurança durante o voo.
Marlowe Moncur, diretor de tecnologia da fabricante de janelas para aeronaves GNK Aerospace explicou a finalidade do “buraco de respiro” para io9. É um buraco projetado para equilibrar a pressão entre as duas últimas camadas. Sim, existem algumas camadas na composição das janelas de avião.
Antes de ir mais longe para o propósito do “furo de respiração”, vamos primeiro ver a composição de uma janela. Como mostrado no manual de manutenção do Boeing 737 (o modelo de avião mais fabricado na história mundial da aviação civil), a estrutura da janela é composta por três camadas de acrílico – resina resistente, transparente e flexível – embora apenas duas delas têm uma função real estrutural.
Estas camadas estruturais são intermediária e exterior – enquanto a camada interna (chamada de “scratch pane”) só serve como um tampão entre os passageiros e a estrutura da própria janela. Estas camadas impedem a cabine de atingir as pressões externas que, dependendo da altitude, são baixas para as funções vitais do corpo humano.
Basicamente, a janela garante que a cabine permaneça a uma pressão equivalente constante a uma altitude de 7.000 pés, que ainda é aceitável para o corpo. No entanto, na maioria dos casos, apenas a última camada acrílica é responsável por assegurar tais condições; a camada intermediária está ali apenas para a segurança extra. Dito isto, vamos voltar para o buraco misterioso.
Como se pode observar no diagrama mostrado acima, o orifício de ventilação localiza-se na camada do meio da janela. Este pequeno furo funciona para assegurar que a pressão entre as duas últimas camadas e a cabina permanece sempre o mesmo. Isto é necessário porque é uma maneira de preservar a camada média (a camada extra de segurança) de modo que só é exposta a diferença de pressão em casos de emergência – isto é, se a última camada for rompida, quebrada ou danificada.
No entanto, o uso efetivo desta camada de segurança é extremamente raro. Como explicado Moncur, todas as janelas estão expostos a testes rigorosos antes de receber o selo de aprovação.
Além disso, eventuais fissuras na camada mais externa da janela é suficiente para justificar um pouso de emergência – mesmo se a camada do meio é totalmente capaz, em princípio, para manter as condições de pressão da cabine apropriadas.
Melhor prevenir do que remediar, certo?
Finalmente, Moncur também esclarece que o furo de respiração serve para prevenir o congelamento e o embaciamento entre as camadas exteriores da janela. Claro, isso nem sempre funciona, pois não é raro encontrar fotografias que mostram algumas geadas nas janelas. :p
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