Estradas não estão sendo feitas apenas para caminhar ou dirigir. Projetos de estradas solares ao redor do mundo estão mostrando que ruas tanto pode fornecer bases sólidas e gerar energia limpa. Confira seis projetos em lugares tão diversos como China e na Geórgia que destacam potencialmente a de mudança de tecnologias na esfera de estrada solar.
Estradas solares usam painéis solares modulares cobertas de vidro temperado
Scott e Julie Brusaw lançaram a estrada solar alguns anos atrás com o objetivo de transformar estradas de asfalto regulares em fonte de geração de energia. Os Brusaws destinaram usar painéis solares modulares coberto com vidro temperado como substituto para o pavimento padrão e, em 2016, comemorou a primeira instalação pública destes painéis em sua cidade natal de Sandpoint, uma pequena cidade localizada no país norte-americano Idaho. Enquanto eles também tinham anunciado planos para trazer suas estradas solares para uma seção da Route 66 em Missouri, parece que o projeto não deu certo. No ano passado, o projeto não estaria vingando; de acordo com Scott Brusaw, é “dissolvido devido a uma variedade de fatores complexos, dentre eles a burocracia.” Mas a estrada solar ainda está trabalhando para trazer seu produto para outras estradas e recentemente compartilharam no Facebook que eles se reuniram com empresas interessadas da Coreia do Sul, Austrália, Dubai, Abu Dhabi e Áustria.
França abre um quilômetro estrada solar com 2.880 painéis solares
No final de 2016, a França lançou o que era então a primeira rua solar do mundo: um trecho de um quilômetro em Tourouvre-au-Perche, construído com tecnologia de Colas’ Wattway. A estrada possui 2880 painéis e foi feita para gerar energia suficiente para 3.400 pessoas.
Georgia faz teste de estradas solares
Foram instalado 50 metros quadrados de estrada solar, perto da fronteira do Alabama com a Georgia – o primeiro piloto na América. A estrada solar parte do projeto da The Ray, um projeto que está em teste com 30 quilômetros, usufruindo de tecnologias renováveis que também inclui uma estação de carregamento de carro elétrico .
Via expressa na China
Apenas alguns meses atrás, uma estrada solar de um quilômetro, desenvolvido pela Qilu, Grupo de Desenvolvimento de Transporte, inaugurado em Jinan, na China . Três camadas compõem a estrada: isolamento na parte inferior, os painéis solares no meio, e concreto transparente no topo. Os painéis solares cobrem cerca de 6 mil metros quadrados em duas faixas e uma faixa de emergência, e pode gerar um milhão de quilowatts-hora de energia renovável a cada ano.
Ciclovia movida a energia solar gerou mais energia do que o previsto
Os painéis solares não são apenas para rodovias. Ciclovias podem fazer grande uso deles também, temos um exemplo na Holanda. Após um ano, o SolaRoad, os painéis geraram 70 quilowatts-hora por metro quadrado, energia suficiente para cerca de três casas – mais do que os projetistas esperavam.
Calçada solar ajuda dar cargas em carros elétricos
Platio instalou recentemente uma calçada solar de 5 metros quadrados, criado com plástico reciclado: as pessoas podem usá-la para carregar veículos elétricos. De acordo com a empresa Platio, o sistema tem capacidade máxima de 720 watts.
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