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Tecnologia

Vodafone demonstra como o 5G melhora a segurança de carros conectados para mobilidade urbana pela primeira vez na Itália

Ademilson RamosPor Ademilson Ramos1 de dezembro de 2019Atualizado:4 de dezembro de 2019
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Veículos conectados e autônomos trarão benefícios sociais, industriais e econômicos sem precedentes. À medida que o final do ano se aproxima, podemos dizer que 2019 foi um ano interessante para a indústria automotiva. Os carros conectados podem melhorar a segurança nas estradas e reduzir o congestionamento. Até 2020, existirão aproximadamente 381 milhões de carros conectados que serão encontrados em todo o mundo. E para que isso se torne realidade, a implantação de redes 5G deve estar em vigor. Graças à rede de última geração, uma série de desenvolvimentos tecnológicos agora pode ser introduzida nos veículos e estradas do futuro.

A Vodafone Italia, subsidiária do Vodafone Group Plc., um conglomerado de telecomunicações multinacional britânico, foi o primeiro provedor de serviços na Itália a lançar a tecnologia 5G em uma rede comercial. Desde junho de 2019, as cidades de Turim, Milão, Bologna, Nápoles e Roma são um playground para testar e demonstrar a tecnologia 5G. Os projetos 5G foram testados em diferentes setores, incluindo o automotivo.

Em Milão, o Vodafone 5G Open Lab está aberto a startups para a co-criação de serviços e soluções 5G que contribuirão para a transformação da mobilidade e das tecnologias automotivas. Desde dezembro de 2017, a Vodafone Italia é uma empresa líder nos testes 5G realizados em Milão, tornando esta cidade a capital italiana da 5G.

Casos de uso de direção assistida através da conexão 5G de veículos e infraestruturas mostrados pela primeira vez na Itália

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Desde mudanças nos sistemas de freios de emergência automáticos até ultrapassagens assistidas, até os desenvolvimentos baseados em 5G dos sistemas de controle adaptativo de cruzeiro, até o compartilhamento de informações em relação ao ecossistema rodoviário ao redor do veículo, as soluções que a Vodafone Italia apresentou este mês pela primeira vez na Itália mostre como o 5G irá atrapalhar a maneira como movemos e dirigimos, abrindo caminho para um mundo de conectividade que inclui pessoas, veículos e infraestruturas que se comunicam e interagem em tempo real para maior segurança na direção e conforto ampliado.

Segundo a Vodafone Italia, a latência muito baixa e a alta confiabilidade do 5G garantem a reação em tempo real dos sistemas instalados nos veículos, permitindo que o motorista reaja mais rapidamente e melhorando a segurança em cenários de missão crítica. A banda larga 5G e a comunicação com a Multi-Access Edge Computing (MEC) da Vodafone são fundamentais para o fluxo contínuo de informações e vídeos, tanto entre veículos (V2V) quanto entre infraestrutura e veículo (I2V).

Condução assistida See Through

O See Through para condução assistida fez parte de um teste e demonstrações em pista fechada em Turim, Itália, em 14 de novembro, um evento organizado pela 5G Automotive Association (5GAA). O See Through foi introduzido pela primeira vez no 5G Mobility – Vodafone Conference and Experience Day, que se concentra no futuro da mobilidade, transporte e automotivo em conexão com os testes 5G em Milão, Itália, em 6 de novembro.

O See Through é uma solução que usa a comunicação Veículo a Veículo (V2V) para trocar vídeos em tempo real entre veículos, a fim de ampliar o alcance visual do motorista em cenários de visibilidade obstruídos e para evitar acidentes, especialmente em uma fase de ultrapassagem. O See Through é desenvolvido em uma rede e arquitetura 5G, usando o Multi-Access Edge Computing (MEC) da Vodafone. O caso de uso See Through, desenvolvido pela Vodafone em colaboração com a Fiat Chrysler Automobiles (FCA), Marelli, Vodafone Automotive, Altran e a Universidade Politécnica de Milão, usou veículos fornecidos pela FCA e equipados com uma solução de conectividade fornecida pela Marelli; os veículos são conectados através de um roteador 5G e possuem câmeras de alta taxa de quadros, focadas na estrada à frente do veículo.

Quando o alcance visual do motorista em cenários de visibilidade obstruída é estendido, é possível evitar acidentes e melhorar a segurança rodoviária / Fonte: 5GAA – 5G Automotive Association

As imagens de vídeo a bordo, processadas e visualizadas através das soluções Motorsport da Marelli, são enviadas em tempo real, através da rede 5G, ao MEC. Ao mesmo tempo, o MEC recebe também os dados do veículo processados pelos controladores de bordo da Marelli, que incluem posição, velocidade, direção, ativação de piscas entre outros. Um sistema de rastreamento em tempo real e um algoritmo de mapeamento de espaço de veículo desenvolvido pela Vodafone Automotive permitem ao MEC redirecionar dinamicamente em tempo real as imagens de vídeo de interesse dos respectivos veículos. Isso acontece, porém, apenas na hora certa; caso contrário, afetará negativamente a atenção do motorista.

See Through da Vodafone e como a arquitetura dos veículos se conecta ao 5G e ao MEC / Fonte: 5GAA-5G Automotive Association

O cenário de demonstração See Through reflete a presença de três veículos – dois deles conectados por meio de um roteador 5G – e reproduz uma situação de ultrapassagem. O motorista do terceiro veículo, que segue para outros veículos mais lentos e tem sua visibilidade obstruída em parte, ativa o sinal de mudança de direção para indicar sua intenção de ultrapassar. Enquanto isso, esse motorista recebe em tempo real o vídeo com a visão subjetiva do primeiro veículo à frente, vendo através do obstáculo e garantindo que a faixa seja livre e segura para a manobra de ultrapassagem.

Segundo a Vodafone, a latência 5G muito baixa e a alta confiabilidade da empresa são essenciais para garantir o fluxo e o sincronismo da troca de vídeo em tempo real entre veículos. A empresa diz que, daqui para frente, a banda larga ultra permitirá a escalabilidade e fornecerá o serviço See Through também sob condições de alto tráfego e saturação de células. O uso da infraestrutura MEC da Vodafone aborda dinamicamente os fluxos de vídeo com base nas posições recíprocas dos veículos envolvidos e garante latência ponta a ponta mínima.

5G melhora a segurança nas estradas e reduz o consumo de combustível

Outras novas soluções automotivas 5G introduzidas pela Vodafone Italia em novembro de 2019 na Itália incluem adaptação e controle inteligentes de velocidade, tráfego urbano cooperativo e sistemas de condução automatizados seguros – motorista de rodovia.

Adaptação e Controle Inteligentes de Velocidade

O Intelligent Speed ​​Adaptation and Control é uma solução que usa as comunicações Veículo a Veículo (V2V) e Infraestrutura a Veículo (I2V) para compartilhar informações estáticas e dinâmicas sobre o ecossistema rodoviário ao redor do veículo, incluindo limites de velocidade, ruas estreitas, curvas perigosas e status das luzes. Ele também compartilha informações detectadas por veículos próximos, como superfícies perigosas de estradas, a fim de se adaptar a velocidades dinâmicas e aumentar a segurança e o conforto dos passageiros. De acordo com a Vodafone, os cenários evolutivos adicionais para o Intelligent Speed ​​Adaptation and Control incluirão informações de geolocalização provenientes de uma infraestrutura viária conectada ao 5G – incluindo limites de velocidade, obras nas ruas, curvas perigosas e status das luzes – que serão enviadas a ambos veículos de transporte público local e privado que possam estar potencialmente envolvidos.

Tráfego urbano cooperativo

O tráfego cruzado urbano cooperativo é uma solução que usa a comunicação veículo a veículo (V2V) e veículo a infraestrutura (V2I) para expandir o alcance visual dos sistemas de segurança atuais para evitar colisões entre veículos que se aproximam de um cruzamento, enviando visual e acústico sinais de alerta para o motorista e ativar um sistema de freio automático de emergência, se necessário. De acordo com a Vodafone, neste caso de uso, o 5G garante a reação em tempo real do sistema de interrupção automática, acelerando o tempo de reação do motorista e dos sistemas normais de direção assistida, como o radar anticolisão. Para melhorar ainda mais as estimativas de risco de colisão, a solução está equipada com os Cyber ​​Tires inteligentes da Pirelli, que podem detectar condições reais de aderência à estrada. O 5G da Vodafone garante a reatividade em tempo real dos sistemas de freios automáticos e acelera o tempo de reação do motorista. A infraestrutura Multi-Access Edge Computing (MEC) da Vodafone é fundamental para distribuir na borda da rede, perto dos veículos, o poder de computação necessário para processar os onerosos algoritmos de análise de vídeo.

Sistemas de condução automatizados seguros: motorista da estrada

O Highway Chauffeur é uma solução que usa a comunicação V2V para compartilhar informações de posição e velocidade em tempo real de veículos na fila em uma única faixa, para manter uma distância de fuga segura e para se adaptar dinamicamente às condições de tráfego. Ele evolui e expande o raio de ação dos atuais sistemas padrão de controle de cruzeiro adaptativo (ACC). Segundo a Vodafone, esta solução permitirá melhorar o fluxo de tráfego, além de reduzir congestionamentos, consumo de combustível e emissões de carbono, oferecendo também um benefício ao meio ambiente. A latência muito baixa e a alta confiabilidade do 5G da Vodafone são fundamentais para a reação em tempo real do sistema Connected ACC e para acelerar o tempo de reação manual do driver não conectado e dos sensores de radar tradicionais, de acordo com a Vodafone. O uso da infraestrutura MEC da Vodafone é necessário para enviar informações dinamicamente relevantes aos veículos envolvidos e para garantir latência ponta a ponta mínima, diz a empresa.

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Ademilson Ramos
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Nascido no interior de Minas Gerais, foi seminarista em uma congregação francesa, mas viu que sua vocação é ser engenheiro. Graduado em Engenharia Eletrônica pela Universidade Federal de Itajubá - UNIFEI e MBA em Gerenciamento de Projetos pela Fundação Getulio Vargas - FGV. Criou o Engenharia é: exatamente às 11:28, no dia 2 de agosto de 2011. Você pode falar comigo pelo email: ademilson@engenhariae.com.br

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