Engenheiros químicos criaram um combustível líquido que só pode ser inflamado por uma corrente elétrica, tornando-o altamente seguro contra incêndios acidentais durante o armazenamento e transporte. Este combustível não é inflamável de forma convencional, o que o torna uma alternativa notavelmente segura aos combustíveis tradicionais que podem evaporar e causar incêndios acidentais.
Quando um combustível líquido, como etanol, diesel ou gasolina, entra em combustão, as moléculas voláteis do combustível acima do líquido queimam em contato com o oxigênio e o calor. A remoção da fonte de oxigênio é a chave para extinguir a chama, mas isso é difícil de fazer em situações fora de um motor e particularmente desafiador em casos de incêndios acidentais descontrolados. Controlar essas moléculas voláteis é essencial para controlar a inflamabilidade do combustível.
A base desse novo combustível é um líquido iônico semelhante a um sal liquefeito, com características orgânicas, um ponto de fusão mais baixo do que o sal de cozinha e baixa pressão de vapor. A inovação ocorreu ao modificar a fórmula do líquido iônico, substituindo o cloro pelo perclorato, tornando o combustível não inflamável até que uma corrente elétrica seja aplicada para iniciar a queima. A chama pode ser facilmente controlada, permitindo a ignição e extinção repetidas com a aplicação e remoção de voltagem elétrica.
Aumentar a corrente elétrica aplicada ao combustível resulta em chamas mais intensas e maior geração de energia, tornando essa técnica útil para medição e aceleração em motores, além de funcionar como um dispositivo de segurança desligando automaticamente em caso de incapacitação do operador. O líquido iônico pode ser misturado com combustíveis convencionais, mas ainda requer mais pesquisa para determinar a proporção segura. Antes de ser comercializado, questões práticas, como modificações necessárias nos motores e testes de eficiência em diferentes tipos de motores, precisam ser abordadas.
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