É, foi longo o tempo de isolamento por causa da pandemia…No entanto, algumas e raras vezes tive que sair de minha residência para resolução de algo que não conseguiria fazer no isolamento; então, pude constatar a abertura de muitos novos negócios em minha cidade. Alguns pequenos, seguramente necessários para fazer frente às necessidades financeiras de alguma família prejudicada pela ampla deterioração da situação econômica em geral, outros com algum planejamento, talvez oriundos de alguma antiga vontade de empreender ou mesmo para realização de um sonho ou vocação, agora com o “impulso” dado pela pandemia… Infelizmente, também pude constatar o fechamento de muitos, bem como o sucesso de outros. Afinal, é assim que acontece, e é normal…
No entanto, seguramente os que deram certo e foram em frente continham algo de inovação, planejamento, e conhecimento do negócio de quem se propôs a abri-los. E se lembrarmos que inovação e sucesso comercial seguramente tem como motivação necessidades específicas do mercado, constatamos que a chave do sucesso é o atendimento a uma necessidade que esteja se revelando no mesmo, seguido de um bom planejamento e muito trabalho. Afinal, segundo o dicionário, necessidade é, entre outros significados: ”característica ou particularidade do que é necessário, essencial; o que não se deve prescindir: o que tem utilidade; que é conveniente…”[1]. Da definição, saltam claramente os conceitos que atendem ao conceito de uma real necessidade! E é por aí que devem iniciar-se os estudos de quem está pensando em abrir um negócio. Se for o seu caso, tenha como regra fundamental: refletir, como participante de uma comunidade, consumidor, pessoa inserida no mundo, etc., o que você acha que a comunidade da qual você participa esteja necessitando (ou seja, não podendo ser dispensado, imprescindível, sendo essencial…), sob o ponto de vista social, comercial, infraestrutura técnica (caso você possua qualificações técnicas que possam ser utilizadas na nova empresa), etc.
E se você “veio de fora”, acrescente a essas reflexões o que você presenciou, em termos de negócios, na comunidade de onde veio. Agora, no seu novo entorno, existem negócios similares, ou você pode abrir algo que, além de necessário, é criativo, atraente ou inovador? Se for, quem sabe essa é uma boa chance de sucesso… Novidades sempre serão benvindas, mas demandarão inovações constantes, pois logo aparecerão concorrentes. Também nesse caso, é preciso estudar se a “novidade” pode ser facilmente aceita nos usos e costumes do mercado local.
Sem esse estudo inicial, nem pensar em se arriscar…Também será um grande risco tentar partir para um negócio sobre o qual não se conheçam os detalhes ou que não se encaixe em seus modos de vida e vocação…
Com base minhas andanças, posso dar um bom exemplo de tudo que foi citado. Tive a oportunidade de visitar, a convite do prefeito e sua equipe, uma cidade de porte médio no estado do Paraná que teve grande sucesso em seu desenvolvimento empreendedor. A prefeitura, através de um departamento especializado, realizava levantamentos socioeconômicos periódicos de oportunidades e carências em todos os setores da comunidade; aí, identificando empreendedores em potencial, treinando-os, e inclusive financiando-os, se fosse o caso, procurava encaminhá-los, conforme suas vocações e desejos, para os locais onde determinadas necessidades eram mais urgentes, para então abrirem seus negócios com grande margem de acerto. Fantástico, não? E que progresso pude constatar…
Referência:
[1] Dicionário Online de Português, acessado em 27 de janeiro de 2022.
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