Uma startup suíça desenvolveu um sistema mecânico para instalar painéis fotovoltaicos removíveis entre trilhos de trem, uma inovação que, segundo seus criadores, poderia ser utilizada em metade das linhas ferroviárias do mundo.
No entanto, existem desafios a serem enfrentados. A Swiss-Ways, com sede em Ecublens, Cantão de Vaud, busca explorar novos mercados e o espaço entre os trilhos ferroviários pode ser usado para a instalação de painéis solares de tamanho padrão, sem obstruir o movimento dos trens. “Isso poderia nos permitir produzir parte da eletricidade necessária”, afirma Baptiste Danichert, cofundador da startup.
A Suíça investe em fontes de energias renováveis para fazer a transição energética, mas a escassez de espaço disponível torna difícil a construção de usinas. Além disso, a forte regulamentação ambiental e cultural pode dificultar a instalação de painéis solares em edifícios e infraestrutura privados. “Os painéis solares entre os trilhos, por outro lado, não têm nenhum impacto visual ou ambiental”, afirma Danichert.
Como funciona?
A Sun-Ways utiliza painéis solares fabricados na Suíça e pré-montados em sua oficina. Com um metro de largura, esses painéis podem ser facilmente colocados entre os trilhos ferroviários e fixados a eles por meio de um mecanismo de pistão. A instalação é realizada mecanicamente com a ajuda de uma escolta desenvolvida pela empresa Scheuchzer, responsável pela manutenção dos trilhos. À medida que avança, o trem coloca os painéis fotovoltaicos ao longo da linha ferroviária, “como se estivesse estendendo um tapete”, explica o empreendedor responsável pela empresa.
A ideia de incorporar painéis solares nos trilhos não é nova e já foi explorada por outras empresas, como a Greenrail italiana e a Bankset Energy inglesa, que estão testando elementos fotovoltaicos fixados aos dormentes ou integrados a eles. No entanto, a Sun-Ways inovou ao desenvolver um sistema removível patenteado, em colaboração com a Escola Politécnica Federal de Lausanne (EPFL). De acordo com Baptiste Danichert, essa é a principal inovação do sistema, já que a capacidade de remover os painéis é fundamental para permitir trabalhos de manutenção, como a moagem de trilhos, que é uma operação crítica para os operadores ferroviários.
500 mil quilômetros cobertos
A energia elétrica gerada será integrada à rede elétrica e utilizada para fornecer energia para áreas residenciais. No entanto, o uso de eletricidade para as operações ferroviárias requer uma tecnologia diferente, conforme explicado por Danichert.
O potencial é enorme. A rede ferroviária suíça possui 5.317 km e teoricamente poderia acomodar uma usina de energia solar com uma área total de mais de cinco milhões de metros quadrados, o que é equivalente a cerca de 760 campos de futebol.
De acordo com Danichert, a rede ferroviária nacional poderia produzir 1 TWh de energia solar por ano, o que corresponde a cerca de 2% da eletricidade consumida na Suíça, embora a produção possa ser afetada em túneis ou trechos mal iluminados pelo sol.
A Sun-Ways tem como objetivo expandir-se na Europa, especialmente na Alemanha, Áustria e Itália, assim como nos Estados Unidos e na Ásia. Segundo Danichert, há mais de um milhão de quilômetros de linhas ferroviárias em todo o mundo, e acredita-se que 50% das ferrovias poderiam ser equipadas com seu sistema.
O cofundador também acrescenta que muitas empresas, incluindo empresas do setor de construção, possuem linhas ferroviárias em seus locais e algumas já manifestaram interesse em utilizar o sistema para atender parte de suas necessidades energéticas.
Cronograma
A empresa Sun-Ways, apoiada por uma dúzia de empresas parceiras e pela Agência Suíça de Promoção da Inovação, planeja inaugurar a primeira usina de energia solar removível do mundo em maio, sujeita à aprovação do Ministério suíço dos Transportes. O projeto piloto será implantado em uma seção da rede ferroviária no cantão de Neuchâtel, próximo à estação de Buttes (oeste), com um investimento de cerca de 400 mil francos.
No entanto, a União Internacional das Ferrovias adverte que a instalação de painéis fotovoltaicos entre os trilhos pode apresentar certos problemas, incluindo pequenas rachaduras nos painéis, risco maior de incêndios ao longo das bordas da grama, linhas ferroviárias mais ruidosas e reflexão de luz dos painéis, que pode ser incômoda para os maquinistas de trem. Sun-Ways afirma que seus painéis são mais resistentes do que os convencionais e que medidas de segurança, como o uso de um filtro antirreflexo e sensores para monitorar o funcionamento adequado dos painéis, serão implementadas. A empresa também desenvolverá um sistema para derreter neve e gelo em regiões com baixas temperaturas.
Evelina Trutnevyte, chefe do grupo de sistemas de energia renovável da Universidade de Genebra, acredita que a instalação de painéis fotovoltaicos na rede ferroviária é uma boa ideia, visto que a energia solar é uma tecnologia chave para atingir o objetivo de eliminar a energia nuclear e alcançar um balanço líquido de emissões zero. O Ministério suíço da Energia estima que a energia solar poderia cobrir cerca de 20% das necessidades atuais de eletricidade da Suíça até 2050, em comparação aos pouco mais de 5% atualmente. Baptiste Danichert, da Swiss-Ways, acredita que uma mudança de mentalidade é necessária no setor ferroviário para apoiar a inovação.
Achou útil essa informação? Compartilhe com seus amigos!
Deixe-nos a sua opinião aqui nos comentários.