Após o neto de 66 anos do fundador da empresa, Akio Toyoda, renunciar ao cargo de CEO em janeiro – um dos críticos mais proeminentes da estratégia de investir em veículos elétricos – muitos acreditaram que a empresa mudaria sua mentalidade.
Toyoda foi substituído pelo ex-diretor de branding da Lexus, Koji Sato, que assumiu as rédeas da maior vendedora de carros do mundo neste mês. Sato explicou em fevereiro que, sob sua liderança, a Toyota aumentaria os esforços com veículos elétricos totalmente novos, com uma nova estrutura e estratégia de negócios. Ele acrescentou:
Agora que o momento é oportuno, vamos acelerar o desenvolvimento de veículos elétricos a bateria (BEVs) com uma nova abordagem.
A nova estratégia inclui a introdução de dez novos modelos elétricos com bateria até 2026, permitindo a venda anual de 1,5 milhão de veículos elétricos. Com isso em mente, a Toyota tem enfrentado dificuldades em seu lançamento de veículos elétricos até o momento, já que continua perdendo participação de mercado em regiões-chave. Na China, o mercado de VE de crescimento mais rápido, a Toyota vendeu apenas 3.844 unidades até janeiro, representando uma porcentagem insignificante de 0,25% do total de vendas.
Toyota pretende acompanhar o mercado de VE em expansão na China. No início deste ano, a empresa reduziu os preços de seu primeiro VE lançado na China (e no mundo), o bZ4X, em até 15% para se manter competitiva. A medida foi tomada depois que líderes de mercado como a Tesla e a BYD reduziram seus preços na região, levando vários fabricantes de VE a fazer o mesmo para se manterem competitivos.
Mais recentemente, a Toyota tem visto algum progresso na China. A montadora revelou seu primeiro sedan elétrico, o bZ3, desenvolvido em parceria com a BYD, em outubro, o qual gerou mais de 5.000 pedidos no primeiro dia de venda. A Toyota apresentou planos para fortalecer sua linha de produtos com dois novos modelos totalmente elétricos nesta semana.
Durante uma entrevista à imprensa em Tóquio na sexta-feira, Sato admitiu que a montadora deve agir com urgência se quiser acompanhar o mercado de veículos elétricos em rápida evolução na China, de acordo com a Reuters. Ele disse:
Precisamos fazer um grande esforço para nos livrar do atraso em veículos elétricos.
Sato acrescentou que, após ver o impacto na Shanghai Auto Show, ele vê a China se tornando “um mercado avançado para EVs”. Embora Sato tenha reconhecido que a empresa está produzindo uma pequena quantidade de EVs em comparação com outros fabricantes de automóveis na China, ele disse que seria necessário seguir uma abordagem em fases. O primeiro passo inclui aprimorar a tecnologia de veículos elétricos com bateria e, em seguida, aumentar a produção.

A urgência da Toyota em permanecer competitiva no mercado de veículos elétricos da China ocorre depois que a montadora viu sua primeira queda de vendas no país em mais de uma década no ano passado. Embora as montadoras japonesas, lideradas pela Toyota, representem quase 20% do mercado automotivo geral da China, elas representam menos de 0,35% dos veículos elétricos. A China está caminhando rapidamente para veículos totalmente elétricos. Enquanto isso, a Toyota tem ficado para trás. E não é apenas na China. A Toyota vendeu apenas 24.466 veículos elétricos no mundo todo no ano passado, representando apenas 0,25% de suas vendas totais de 9,5 milhões de veículos. Enquanto Sato insiste em adotar uma abordagem gradual, as startups de veículos elétricos e as montadoras tradicionais na região, como BYD, Tesla, NIO, XPeng, Geely e outras, continuam a ganhar participação de mercado.
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