Uma equipe de 60 estudantes está trabalhando no carro solar mais rápido do mundo em um laboratório do campus em San Luis Obispo.
O carro solar é alimentado por dois kilowatts de eletricidade, aproximadamente igual a um secador de cabelo. Com isso, os estudantes do Laboratório da Universidade Estadual Politécnica da Califórnia criaram um carro que deve ser capaz de ganhar um bilhete acelerando em muitas estradas dos EUA.
A eletricidade é gerada por células solares que irá impulsionar o carro até 65 mph, sem o uso de quaisquer baterias. Se tudo correr de acordo com o planejado, no próximo verão a equipe tentará ultrapassar o recorde mundial – atualmente em 56.75 mph – para este tipo de veículo solar.
A equipe da Cal Poly é um dos vários grupos em todo o mundo competindo para construir veículos solares super-eficientes, que correm em eventos como o Desafio Mundial Solar realizado a cada dois anos no interior da Australia. Confira os arquivos do evento e você verá que uma longa lista de universidades, corporações e até mesmo escolas de ensino médio.
O veículo de Cal Poly é particularmente interessante porque não tem nenhum sistema de armazenamento de energia qualquer, disse o gerente de projeto, Will Sutton, em um email da sede da equipe – conhecida como PROVE Lab.
“As células que estamos usando são o mesmo tipo exato de células que você poderia obter instalado em seu telhado”, disse Sutton. “As capacidades de velocidade projetadas para nós são uma combinação de uso inteligente das células e um design aerodinâmico extremamente otimizado”.

A equipe do projeto inclui estudantes de uma dúzia de diferentes disciplinas e áreas de estudo. Além de um único professor conselheiro, tudo é tratado pelos alunos – a partir do desenho inicial para a construção a mão; As simulações de computador para a angariação de fundos e marketing. Os componentes mecânicos são usinados no local no PROVE Lab.
Para manter o veículo o mais leve e forte possível, os projetistas estão trabalhando com compostos de fibra de carbono semelhantes aos usados em carros de corrida de Fórmula 1.
Então, quando chega o momento de fazer o PROVE sair na estrada e dar uma chance no recorde mundial – quem consegue dirigir? “Alguém pequeno e leve!” Sutton disse. “Temos vários candidatos dentro de nossa equipe no momento. Tudo o que posso dizer com certeza é que eu sou alto demais para caber no carro”.
Achou útil essa informação? Compartilhe com seus amigos! xD
Deixe-nos a sua opinião aqui nos comentários.