Uma equipe de pesquisadores afiliados a várias instituições no Reino Unido e uma na Arábia Saudita desenvolveu uma maneira de produzir combustível para aviação usando dióxido de carbono como ingrediente principal. Em seu artigo publicado na revista Nature Communications, o grupo descreve seu processo e sua eficiência.
À medida que os cientistas continuam buscando maneiras de reduzir a quantidade de dióxido de carbono emitida na atmosfera, eles se concentram cada vez mais em determinados setores de negócios. Um desses setores é a indústria de aviação, responsável por aproximadamente 12% das emissões de dióxido de carbono relacionadas ao transporte. Reduzir as emissões de carbono na indústria da aviação tem se mostrado um desafio devido à dificuldade de encaixar baterias pesadas dentro das aeronaves. Nesse novo esforço, os pesquisadores desenvolveram um processo químico que pode ser usado para produzir combustível de aviação neutro em carbono.
Os pesquisadores usaram um processo chamado método de combustão orgânica para converter o dióxido de carbono do ar em combustível de aviação e outros produtos. Envolveu o uso de um catalisador de ferro (com adição de potássio e manganês) junto com hidrogênio, ácido cítrico e dióxido de carbono aquecido a 350 graus Celsius. O processo separou os átomos de carbono dos átomos de oxigênio nas moléculas de CO2, que então se ligaram aos átomos de hidrogênio, produzir o tipo de moléculas de hidrocarbonetos que compõem o combustível líquido para aviação. O processo também resultou na criação de moléculas de água e outros produtos.
Os testes mostraram que, ao longo de 20 horas, o processo converteu 38% do dióxido de carbono em uma câmara pressurizada em combustível de aviação e outros produtos. O combustível de aviação correspondeu a 48% dos produtos produzidos – os demais foram água, propeno e eteno. Os pesquisadores também observaram que o uso desse combustível em aeronaves seria neutro em carbono, pois queimaria liberaria a mesma quantidade de dióxido de carbono que foi usada para fazê-lo.
Os pesquisadores também afirmam que seu processo é menos caro do que outros métodos usados para produzir combustível para aviões, como os que convertem hidrogênio e água em combustível – principalmente porque usa menos eletricidade. Eles também apontam que sistemas de conversão podem ser instalados em usinas que atualmente emitem muito dióxido de carbono, como usinas movidas a carvão.
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