A Tesla continua a receber elogios por suas classificações de segurança, com o Model Y recebendo a classificação de segurança máxima do Euro NCAP e do ANCAP da Austrália.
O Australasian New Car Assessment Program ou ANCAP torna-se a mais recente agência de segurança automóvel a dar ao SUV elétrico da Tesla uma pontuação máxima de segurança.
Anteriormente, informamos que o Modelo Y foi aprovado em seu teste de segurança com a NHTSA e alcançou a classificação de segurança IIHS mais alta possível.
Embora o Model Y esteja no mercado nos EUA há alguns anos, ele acabou de chegar à Austrália há alguns meses.
Agora, a ANCAP divulgou sua classificação de segurança para o SUV elétrico e recebeu cinco estrelas. No entanto, é importante observar as pontuações individuais em cada categoria, pois conta uma história muito melhor do que as cinco estrelas, que são um pouco fáceis de obter.
A Tesla obteve uma pontuação alta em todas as categorias, mas especialmente na proteção de ocupantes adultos e assistência de segurança:
Para efeito de comparação, o Kia Niro 2022 recentemente testado também recebeu cinco estrelas, mas obteve uma pontuação muito inferior ao Tesla Model Y em todas as categorias:
O Model Y obteve um resultado quase perfeito nos testes de colisão para ocupantes adultos:
Para a proteção dos ocupantes infantis, o Tesla Model Y perdeu alguns pontos de pontuação de segurança porque não está equipado para suportar todos os tipos de cadeiras para crianças:
A instalação de cadeirinhas para crianças típicas disponíveis na Austrália e Nova Zelândia mostrou que a maioria das cadeirinhas pode ser acomodada nas posições do banco traseiro, no entanto, a cápsula Tipo A e um dos assentos elevatórios selecionados não puderam ser instalados corretamente na posição central do banco traseiro.
Outro ponto em que o Model Y perdeu alguns pontos é com a proteção dos usuários da via, pois a ANCAP descobriu que, se atingisse um pedestre, teria dificuldades com a base do pára-brisas:
“O capô do Tesla Model Y fornece proteção BOA ou ADEQUADA à cabeça de um pedestre atingido na maior parte de sua superfície, com resultados FRACOS e RUINS registrados na base do pára-brisa e nos pilares rígidos do pára-brisa”.
Por outro lado, a agência ficou impressionada com o sistema autônomo de frenagem de emergência da Tesla para proteger os usuários da estrada.
ANCAP escreveu nos resultados:
“O sistema de frenagem autônoma de emergência (AEB) é capaz de detectar e reagir a pedestres e ciclistas. O sistema AEB apresentou BOM desempenho em cenários de teste de pedestres tanto com luz do dia quanto com pouca luz, com colisões evitadas ou mitigadas na maioria dos cenários, inclusive em cenários de curva e alguns reversos (AEB Backover). Em cenários de teste de ciclista, o sistema AEB ofereceu BOM desempenho com pontuação máxima”.
A agência também ficou impressionada com o sistema autônomo de assistência ao motorista da Tesla para prevenir ou mitigar colisões com outros veículos (carro a carro).
Escreveu na avaliação:
“Os testes do sistema AEB (Car-to-Car) mostraram um BOM desempenho com colisões evitadas ou atenuadas em todos os cenários, incluindo AEB Junction Assist, onde o veículo de teste pode frear de forma autônoma para evitar colisões ao virar no caminho de um veículo que se aproxima”.
A ANCAP diz que esses resultados de segurança se aplicam às variantes Tesla Model Y Rear-Wheel Drive e Performance.
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