A União Europeia está em processo de criação de uma lei que exigirá a instalação de uma infraestrutura mínima de pontos de carregamento de carros elétricos e a hidrogênio nos próximos anos.
Com o objetivo de reduzir as emissões de gases de efeito estufa em pelo menos 55% até 2030 em comparação com os níveis de 1990, a União Europeia está implementando a estratégia “Fit for 55”. Como parte dessa estratégia, foi criada uma nova lei que impõe um número mínimo de pontos de carregamento nas principais cidades e estradas da Europa.
De acordo com o acordo provisório alcançado, será necessário garantir pontos de carregamento para carros elétricos com potência de pelo menos 400 kW a cada 60 km ao longo da rede principal TEN-T até 2026, com planos de aumentar a potência para 600 kW até 2028. Essas novas regras visam expandir a rede de carregamento de veículos elétricos na União Europeia e incentivar a adoção de veículos com emissão zero.
A nova lei da União Europeia exigirá postos de carregamento para caminhões e ônibus a cada 120 km, com potência de 1.400 kW a 2.800 kW até 2028. A partir de 2028, também serão necessários dois postos de carregamento em lugares seguros de estacionamento para caminhões. Exceções serão feitas para regiões ultraperiféricas, ilhas ou estradas com pouco tráfego. A estratégia também inclui estações de reabastecimento de hidrogênio a cada 200 km até 2031.
Além disso, a apresentação transparente do preço por carregamento, bem como o valor por kWh, minuto/sessão ou Kg, e pagamento fácil no ponto de carregamento são exigidos. As medidas agora acordadas precisam ser aprovadas pela Comissão de Representantes Permanentes do Conselho e pela Comissão de Transportes e Turismo do Parlamento antes de serem votadas no Parlamento e no Conselho Europeu.
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