Esta semana, a grande marca de moda Zara anunciou a promessa de usar 100% de tecidos sustentáveis até 2025. A empresa também elevou a demanda por moda sustentável em grande escala, prometendo usar 80% de energia renovável para sua sede, fábricas e lojas no mesmo prazo.
“Precisamos ser uma força para a mudança, não apenas na empresa, mas em todo o setor”, disse Pablo Isla, CEO da Inditex, a corporação proprietária da Zara. “Somos nós que estabelecemos esses objetivos; a força e o impulso para a mudança vêm da equipe comercial, das pessoas que trabalham com nossos fornecedores, das pessoas que trabalham com tecidos”.
A Inditex é a terceira maior empresa de vestuário do mundo e promete que suas outras marcas, incluindo Massimo Dutti, seguirão o exemplo da Zara. A Zara é de longe a maior marca da corporação, atraindo 70% de suas vendas, que totalizaram US$ 29 bilhões no ano passado. Um componente importante do plano de sustentabilidade envolve o aumento das ofertas e vendas da linha ecológica da Zara, a Join Life.
A Zara também tem parceria com a Cruz Vermelha para doar as sobras de estoque e tem um projeto em andamento com o Instituto de Tecnologia de Massachusetts para inovar novas maneiras de reciclar tecidos.
Os anúncios vêm após a crescente pressão de consumidores em todo o mundo que buscam escolhas de moda sustentáveis e criticam os resíduos gerados pela indústria “fast fashion”. A Zara afirma que não é “fast fashion”, embora um documentário tenha revelado recentemente que os operários são julgados por uma mulher segurando um cronômetro e que o tempo entre detectar uma tendência e atingi-la é de apenas 2 a 4 semanas. A maioria das marcas de moda, em comparação, leva 40 semanas.
Críticos e especialistas da indústria da moda notaram que o novo plano de sustentabilidade não aborda as preocupações sobre as condições para os trabalhadores da fábrica, apesar das recentes controvérsias quando trabalhadores insatisfeitos costuraram S.O.S. em roupas da Zara.
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