Representante no Brasil da Tatra Trucks, a TatraBras apresentou os caminhões que irão ser produzido na fábrica que está sendo construída em Ponta Grossa, no Paraná. Os modelos que estão sendo chamados de Euro 5 e Euro 6, ambos 6×6 de categoria off-road, foram os escolhidos para estrear a linha de produção, que está prevista para começar a funcionar já em setembro.

Esta será a primeira fábrica da Tatra fora da República Tcheca.

São veículos de grande porte que vão atender os mercados brasileiro e internacional. É mais um grande investimento do setor automotivo no Estado, que conta com importantes multinacionais como a Caterpillar, New Holland, Volvo, DAF, Renault e Volkswagen.

Segundo o comunicado divulgado pelo governo do Paraná, a empresa está investindo R$ 102,7 milhões na nova planta, deve gerar 300 empregos diretos até 2026. A unidade está sendo beneficiada pelo programa de incentivos fiscais do Paraná, mas outra razão que fez a marca tcheca optar por Ponta Grossa é que a cidade já tem a fábrica da DAF, que vai fornecer uma série de componentes aos caminhões da Tatra.

Agora de acordo com a empresa, a nova planta vai funcionar em sistema CKD (Completely Knock-Down), em que as peças virão da República Tcheca e o caminhão será apenas montado no Brasil. A previsão é que a produção inicial seja de 100 unidades por ano, mas a linha de montagem terá capacidade instalada para algo entre 800 a 1 mil veículos por ano. Está nos planos ainda a fabricação de uma segunda configuração de caminhão, com tração 8×8.

A Tatra é uma empresa tcheca fundada em 1850 que hoje é especializada na fabricação de caminhões pesados off-road. Ela começou produzindo vagões de trem e lançou seu primeiro automóvel no ano de 1897. É considerada a terceira montadora mais antiga do mundo, depois da Daimler/Mercedes-Benz e da Peugeot. Ela encerrou a produção de automóveis em 1999, quando passou a focar apenas nos caminhões.

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