O aplicativo de mensagens instantâneas, WhatsApp, liberou a partir desta segunda-feira, 15 de junho, no Brasil o seu serviço de pagamentos entre amigos e empresas. Agora, os usuários do aplicativo poderão fazer transferências monetárias entre si e pagar produtos ou serviços. Nesta primeira fase, apenas quem tiver cartões de crédito ou débito do Nubank, Banco do Brasil e  Sicredi poderão usar o serviço de pagamentos.

A responsável, entretanto, pelo processamento de pagamentos será a Cielo.

Matt Idema, diretor de operações do WhatsApp, afirma que o serviço de pagamentos será gratuito para pessoas físicas. “Se você é um negócio, há uma pequena taxa de processamento e os fundos são liberados em ate dois dias”.

As pessoas podem transferir até R$ 1.000 por vez e receber até 20 transações por dia, mas há um limite mensal que é de R$ 5.000.

Apenas transações dentro do Brasil e na moeda local estão autorizadas.

Após anos de testes na Índia, o serviço veio para o Brasil com foco em pequenos empreendedores. “O Brasil é um país muitos importante para o WhatsApp, temos milhões de pessoas usando diariamente o aplicativo. Além do mais, centenas de milhares de pequenos negócios estão usando o WhatsApp para interagir com seus clientes”. Salienta Idema.

Em publicação no Facebook, Mark Zuckerberg disse:

“Hoje estamos começando a lançar pagamentos para pessoas que usam o WhatsApp no Brasil. Estamos facilitando o envio e o recebimento de dinheiro como o compartilhamento de fotos. Também estamos permitindo que pequenas empresas façam vendas diretamente no WhatsApp.

Para isso, criamos o Facebook Pay, que fornece uma maneira segura e consistente de efetuar pagamentos em nossos aplicativos. Quero agradecer a todos os nossos parceiros por tornar isso possível. Estamos trabalhando com bancos locais, incluindo o Banco do Brasil, Nubank, Sicredi e Cielo, o principal processador de pagamentos para comerciantes no Brasil.

O Brasil é o primeiro país em que estamos lançando amplamente pagamentos no WhatsApp. Mais em breve!”

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