Ser gentil com o ChatGPT tem custo alto para a OpenAI — e para o meio ambiente 🌍⚡
Dizer “por favor” e “obrigado” ao ChatGPT pode parecer apenas um gesto de educação, mas também representa um gasto considerável. Segundo Sam Altman, CEO da OpenAI, essas interações educadas contribuem para um aumento significativo no consumo de energia — e, consequentemente, nos custos operacionais da empresa.
Durante uma conversa na plataforma X (antigo Twitter), Altman revelou que a empresa gasta “dezenas de milhões de dólares bem gastos” com eletricidade, em parte devido ao comportamento cortês dos usuários. Ele ainda destacou que não é possível saber exatamente quanto disso é direcionado ao uso energético dos data centers.

Usuários são educados por convicção — ou por medo das máquinas 🤖
Uma pesquisa realizada pela Future em dezembro de 2024 mostrou que 67% dos entrevistados nos Estados Unidos afirmam ser gentis com os chatbots. Do total, 55% dizem que o fazem por educação, enquanto 12% admitem agir assim na esperança de “ganhar pontos” caso ocorra uma revolta das máquinas.
Segundo Kurtis Beavers, gerente de design da Microsoft, esse tipo de etiqueta contribui para respostas mais respeitosas e colaborativas. Isso porque as IAs generativas como o ChatGPT funcionam como “máquinas de previsão”, espelhando o tom, clareza e nível de profissionalismo do usuário nos prompts.
Mas toda gentileza tem um preço ⚠️
Apesar dos benefícios em termos de experiência e resultados, a cortesia excessiva também tem um impacto negativo: o aumento do consumo de energia. Data centers que alimentam IAs como o ChatGPT já representam cerca de 2% do consumo energético global, número que tende a crescer com o avanço da inteligência artificial.
Um estudo da Universidade da Califórnia revelou que gerar um único e-mail de 100 palavras consome cerca de 0,14 kWh — o suficiente para acender 14 lâmpadas LED por uma hora. Em um ano, isso equivale a 7,5 kWh por usuário, energia capaz de abastecer nove casas em Washington DC por uma hora.
Embora a “revolta das máquinas” pareça improvável, os efeitos ambientais da IA são bem reais. Por isso, encontrar um equilíbrio entre eficiência e gentileza pode ser a melhor escolha ao interagir com chatbots no dia a dia.
Com informações TechCrunch, Futurism, Tecnoblog e TechRadar.
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