O An-225 é uma aeronave de transporte cargueiro estratégico, construída pela Antonov. A companhia é uma estatal ucraniana, e especializada em projetar e construir aeronaves, especialmente aviões de grande porte.
A aeronave impressiona com seus 84 metros de comprimento e uma envergadura de 88,4 metros e uma área alar de surpreendentes 905 m².
O gigante ucraniano, que deixa sua casa nos arredores de Kiev apenas três ou quatro vezes por ano, é uma atração em qualquer aeroporto, mesmo em seu lar. Em novembro deste ano foi a vez do Brasil prestigiar este gigante.

O veículo foi construído no final da Guerra Fria, o AN-225 é um derivado do AN-124, com o qual compartilha grande parte da estrutura, incluindo a fuselagem, sistemas, motores e algumas seções das asas. Mesmo utilizando parte do projeto do irmão mais velho, o AN-225 está longe de ser uma versão estendida, como ocorre com modelos como o Boeing 747-8 ou o Airbus A340-600, que são versões alongadas do 747-400 e do A340-300, respectivamente.
Com o fim da União Soviética o AN-225 se tornou o único avião do tipo. Eles até tentaram construir um segundo modelo, mas a crise financeira acabou tornando incerto a sua conclusão. Recentemente, o projeto foi negociado com a China, que poderá concluir a construção do segundo exemplar, que provavelmente será mais moderno.
Com o colapso do regime soviético e a independência das repúblicas do bloco, a Ucrânia ficou sem recursos para manter a aeronave em serviço. Então esse gigante ficou Abandonado por quase uma década, mas, em 1999 a Antonov Design Bureau resolveu modernizar a aeronave e transforma-lá para o transporte de super cargas.
São 280 m² o salão principal, 4,4 m de altura, por 6,4 m de largura e nada menos que 43,3 m de comprimento. Com um volume de 1.300 m³. Possui quatro guindastes a bordo: com capacidade para 5 toneladas cada. Estes guinchos são usados para poder movimentar mais rapidamente cargas a bordo. Uma curiosidade é que ao contrário dos cargueiros do tipo, o AN-225 não conta com uma porta traseira, pois o objetivo não era o transporte tático, mas estratégico. O avião surgiu como uma solução para o transporte do ônibus espacial soviético Buran, em uma solução similar à adotada anos antes pelos norte-americanos, que levavam seu veículo espacial sobre um 747-100.

Atualmente, o AN-225 pode carregar até 250 toneladas de carga. Como comparação, um Boeing 747-8 vazio pesa 220 toneladas.
Assim como todos os aviões soviéticos, o AN-225 conta com soluções únicas. Embora poucos saibam, o avião possui dois decks. A seção dianteira do deck superior inclui o cockpit, para nada menos que seis tripulantes técnicos (um comandante, um copiloto, dois engenheiros de voo, um navegador e um operador de rádio), seguido de uma área de descanso da tripulação com catorze lugares, além de forno micro-ondas, frigobar, armários, entre outros. A seção traseira do deck superior inclui uma completa oficina e espaço de descanso e trabalho dos demais membros da tripulação envolvidos com a operação em solo da aeronave.

O trem de pouso principal possui 32 pneus. Os pneus são os maiores já instalados em um avião de transporte, com 1270 x 510 mm de dimensão. Os tanques de combustível, treze no total, possuem capacidade para até 365 toneladas de querosene.
Achou útil essa informação? Compartilhe com seus amigos! xD
Deixe-nos a sua opinião aqui nos comentários.