A Volkswagen pretende expandir o seu foco de atuação para além da venda de carros. Agora a empresa possui uma nova divisão de negócios digitais como o Uber, e oferecerá serviços de transporte sob demanda em 2017 através da nova unidade, que se chamará Moia.
Segundo Ole Harms, diretor da nova divisão, “No médio e longo prazos, o Moia criará o tipo de serviço que atenderá às necessidades dos cidadãos urbanos”.
A montadora vem investindo bilhões de euros em veículos elétricos, carros autônomos e serviços de transporte. Com essa nova divisão só aumenta as perspectivas de negócio. O mercado global de carros autônomos e serviços relacionados pode crescer para US$ 282 bilhões até 2030.
A VW com isso pretende compensar todo tempo perdido em que não investiu nos carros elétricos e alternativas, enquanto as rivais alemãs Daimler e a BMW já vinham inovando cada vez mais. “Mesmo que nem todo mundo ainda deva ter seu próprio carro no futuro, o Moia pode ajudar a tornar todos um cliente da nossa empresa de um jeito ou de outro”, explicou o presidente da VW, Matthias Mueller.
O presidente da montadora informou que estava em negociações com o Uber sobre uma possível cooperação, mas a empresa só participaria como fornecedor, e o objetivo é mais que isso. A gigante alemã quer se tornar a líder nesse novo segmento de serviços na Europa até 2019, disse Harms a repórteres. De acordo com ele, o número de pessoas envolvidas com o MOIA em Berlim deve quadruplicar para 200 até o próximo ano.
Achou útil essa informação? Compartilhe com seus amigos! xD
Deixe-nos a sua opinião aqui nos comentários.