Impulsionada pelo êxito do Dolphin, um veículo elétrico com preço abaixo de R$ 150.000 que registrou mais de 1.200 unidades encomendadas na primeira semana de vendas, a BYD está agora pronta para introduzir o que pode se tornar o carro elétrico mais acessível do Brasil.
O BYD Seagull EV foi lançado na China em abril, conquistando um sucesso instantâneo devido à sua combinação de atrativos e acessibilidade. Na conversão direta, seu preço varia entre R$ 49.700 e R$ 60.500 na China. Mesmo que o valor seja o dobro no Brasil, o Seagull ainda se destacará como o carro elétrico mais acessível, oferecendo uma vantagem considerável em relação à concorrência.
A chave para a acessibilidade reside no uso de baterias de íons de sódio, uma alternativa mais econômica em comparação ao lítio, amplamente empregado por muitos fabricantes de baterias. Essa tecnologia é fruto dos investimentos realizados por marcas chinesas, visando tornar os carros elétricos mais acessíveis a uma parcela mais ampla da população.
As baterias de íons de sódio foram submetidas a testes no ano passado, e sua estreia ocorreu com o lançamento do Seagull em abril. Conforme relatado pela imprensa chinesa, a BYD planeja equipar todos os seus veículos com preço abaixo de 200.000 yuans (aproximadamente R$ 150.000) com essa inovadora tecnologia.
O conceito inicial surgiu da colaboração entre a JAC e a Volkswagen, que estão trabalhando em conjunto no desenvolvimento de veículos elétricos. A bateria de sódio oferece benefícios como taxas de carregamento mais elevadas, maior durabilidade, desempenho aprimorado em temperaturas baixas e custo de produção mais baixo.
O BYD Seagull, o menor veículo da marca, ostenta dimensões de 3,78 metros de comprimento, 1,71 metro de largura, 1,54 metro de altura e um entre-eixos de 2,5 metros. Essas proporções o colocam como 10 cm mais longo que um Renault Kwid e 20 cm mais curto que um Citroën C3. Notavelmente, o entre-eixos assemelha-se ao de um Fiat Argo, proporcionando vantagens significativas em termos de espaço interno.
Existem duas configurações mecânicas disponíveis para o BYD Seagull. A primeira configuração une um motor elétrico de 75 cv a um conjunto de baterias de 30 kWh, proporcionando uma autonomia de 305 km. Já a segunda opção conta com um motor de 102 cv e baterias de 38,8 kWh, alcançando uma impressionante autonomia de 405 km. O compacto atinge uma velocidade máxima de 130 km/h.
O painel do BYD Seagull apresenta características semelhantes às do BYD Dolphin, incluindo saídas de ar-condicionado com design circular, um compartimento central para objetos e uma tela de 10,8 polegadas para a central multimídia, que é giratória. Esse estilo uniforme proporciona uma continuidade estética entre os modelos.
A versão de entrada do BYD Seagull oferece uma lista abrangente de equipamentos, que incluem airbags frontais e laterais, controle de estabilidade, e até mesmo um assistente de estacionamento. Já a versão topo de linha vai além, incorporando recursos como piloto automático adaptativo, carregamento por indução para smartphones, utilização de cartão NFC como chave, frenagem de emergência, reconhecimento de sinais de trânsito e alerta de saída de faixa.
A BYD adotou uma abordagem proativa ao registrar o design do Seagull no Brasil, além de importar pelo menos uma unidade para realizar testes. A confirmação do lançamento no mercado brasileiro em 2024 foi feita pela vice-presidente global da montadora, Stella Li, durante o anúncio das três fábricas de veículos elétricos da BYD em Camaçari, na Bahia.
O BYD Seagull é um carro elétrico compacto fabricado pela BYD na China. Foi lançado em abril de 2023 e rapidamente se tornou um sucesso de vendas.
Em agosto de 2023, o BYD Seagull vendeu 34.841 unidades na China, seu melhor resultado desde a estreia. No total, o modelo já vendeu mais de 100.000 unidades em apenas quatro meses.
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