O Parlamento Europeu aprovou uma lei que irá banir a venda de veículos movidos a gasolina e diesel a partir de 2035, com o objetivo de incentivar a utilização de carros elétricos e híbridos. A medida foi aprovada com 340 votos a favor, 279 contra e 21 abstenções, e visa implementar uma estratégia de emissões zero de CO2 em novos carros e veículos comerciais leves na União Europeia.
Essa medida tem como objetivo reduzir as emissões de gases do efeito estufa e acelerar a transição para veículos elétricos e outras tecnologias mais limpas. A decisão afetará os fabricantes de automóveis e pode incentivar o desenvolvimento de novas soluções de mobilidade. A proibição foi aprovada por ampla maioria e representa um importante passo rumo à redução das emissões de gases do efeito estufa na Europa.
A legislação aprovada pelo Parlamento Europeu não se limita à proibição de vendas de carros a gasolina e diesel em 2035. Também foi estabelecido um objetivo intermediário para 2030, com uma redução de 55% das emissões em carros de passageiros e 50% em veículos comerciais leves.
Além disso, até 2025, será criada uma metodologia para avaliar e comunicar dados sobre as emissões de CO2 ao longo do ciclo de vida dos veículos vendidos na União Europeia.
E até dezembro de 2026, será criada uma comissão para monitorar a diferença entre os valores-limite de emissão e os dados reais de consumo de combustível e energia, apresentando um relatório sobre uma metodologia para ajustar as emissões específicas de CO2 dos fabricantes e propor medidas adequadas de acompanhamento.
Nova lei oferece exceções para fabricantes menores e benefícios para veículos com emissões zero
A União Europeia está comprometida em eliminar gradualmente os veículos movidos a combustão em favor de carros elétricos e híbridos. Para facilitar essa transição, uma nova lei aprovada pelo Parlamento Europeu inclui exceções para fabricantes menores, permitindo que empresas que matriculem menos de 1000 carros por ano tenham uma isenção até 2035.
Além disso, os fabricantes que se destacam em vendas de veículos elétricos e híbridos e mantêm as emissões entre 0 e 50 g CO2/km terão objetivos de redução de emissões de CO2 menos rigorosos.
Espera-se que essas medidas contribuam significativamente para a redução das emissões de CO2 na UE, tornando-a um exemplo global na luta contra as mudanças climáticas. Com a eliminação gradual dos veículos a combustão, espera-se alcançar a neutralidade climática até 2050.
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