Há algum tempo atrás tive conhecimento de algumas empresas, nas quais haviam amigos trabalhando, enfrentando situações difíceis. Os problemas eram relacionados, principalmente, à qualidade da liderança e à coesão e colaboração dos seus times multidisciplinares.
Não é raro que se encontre diversas empresas nessas condições, na verdade, é comum elas estarem constantemente em situações problemáticas: projetos atrasados, comunicação deficiente e, principalmente, com times desmotivados.
A situação se agrava, especialmente, quando líderes, gestores, diretores e níveis C, não estão completamente alinhados, seja sobre sua responsabilidade dentro da empresa, seja por falta de habilidade de delegar ações e decisões ou pelo fato de sempre estarem desconfiados da real capacidade de suas equipes.
Assim que soube destas situações, me recordei de uma história que ilustra bem esta situação. Dois tios – irmãos de meu avô – inventaram de construir a casa de sua mãe, porventura de um financiamento aprovado para este fim. Naquela época, nenhum dos dois eram especialistas em construção, o irmão mais velho teve alguma experiência como pedreiro. O mais novo estava trabalhando como servente.
Como a casa era financiada, um membro do banco era responsável pelo acompanhamento da construção. Em determinado dia, sem prévio aviso, o vistoriador apareceu na construção. A princípio ele não gostou muito do ciclópico – técnica que faz isso de grandes pedras em conjunto com o cimento, geralmente utilizada na fundação das construções mais antigas.
O ponto de reclamação era justamente o cimento. Para economizar, eles estavam utilizando barro na mistura. Após algumas argumentações, o profissional foi convencido de que a construção poderia seguir adiante.
As lições desta história contribuem muito para o ambiente de trabalho. O líder – a mãe dos meus dois tios – confiou plenamente na capacidade dos colaboradores – os filhos – para “erguerem” a casa, e de algum modo ela sabia que eles poderiam se capacitar no decorrer dos dias de trabalho. Os colaboradores – os tios – apesar da pouca experiência, demonstraram autoconfiança para realizarem a tarefa e mesmo quando auditados pelo vistoriador, esta autoconfiança os ajudaram a convencer o auditor de que a casa seria segura.
A confiança do líder em seus colaboradores, fez com que eles desenvolvessem autoconfiança. Por serem irmãos, a construção da confiança que um tinha e depositava no outro , fizeram da dupla uma ótima equipe. Percebam que, com o apoio do líder e a confiança dos membros da equipe de um para com o outro, seria difícil que uma situação adversa – a auditoria por exemplo – abalasse a confiança e a convicção da equipe de que poderiam realizar um bom trabalho, mesmo não sendo os melhores dos profissionais.
Portanto, ao realizar uma tarefa é importante poder contar com ótimas equipes. Não há bons profissionais, que isoladamente, possam se sobressair a uma equipe coesa e que esteja recebendo apoio de seu líder, pois, nestas condições, obstáculos durante a realização do trabalho, serão apenas uma pedra a mais a ser utilizada na fundação do projeto.
Embora nos dias atuais, a casa já tenha passado por reformas, ela abrigou famílias em seu interior, sem receber uma reforma sequer, por mais de 50 anos.
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