Muito se tem falado dos preços da Tesla ultimamente. Como marca premium, a montadora compete principalmente com outras marcas de luxo como BMW, Mercedes-Benz, Audi e Lexus.
Mas ele tem diminuído gradualmente no mercado ao longo dos anos – embora devido a aumentos maciços de preços nos últimos dois anos, que colocaram até mesmo seus modelos básicos fora do alcance da maioria dos compradores.
No mês passado, a Tesla implementou alguns cortes de preços significativos em toda a sua linha de veículos elétricos, o que tornou seus veículos mais acessíveis, mas todos ainda se mantêm firmes nas categorias premium.
Como informamos anteriormente, a queda de preço pode ter iniciado uma nova guerra de preços de carros elétricos, e a Tesla está em uma ótima posição para vencer essa guerra graças à sua margem bruta líder do setor.
A montadora conseguiu cortar seu preço médio de venda pela metade desde 2017, ao mesmo tempo em que melhorou sua margem operacional de 15% negativos para agora mais de 15% no azul.
Isso apesar dos preços terem subido ligeiramente em 2022, quebrando a tendência pela primeira vez.
No entanto, espera-se que os preços caiam significativamente em 2023 com os grandes cortes de preços para começar o ano.
Plataforma de terceira geração da Tesla
O Model S e o Model X foram baseados na plataforma de veículos de primeira geração da Tesla. O Model 3 e o Model Y foram baseados na segunda geração – ainda que o Model Y tenha apresentado muitas melhorias em relação ao Model 3.
Agora, a Tesla está se preparando para revelar sua plataforma de veículos de terceira geração em seu Investor Day em 1º de março.
Não há muitos detalhes disponíveis sobre a nova plataforma da Tesla, mas espera-se que ela se concentre na redução de custos e na melhoria da capacidade de fabricação para atingir um novo nível de escala.
Mais especificamente, espera-se que a nova plataforma aproveite a célula de bateria 4680 da Tesla, o design estrutural da bateria e sua mais recente tecnologia de fundição para atingir um novo nível.
Musk indicou que lançará o Master Plan Parte 3 da Tesla no evento e deixou claro em várias ocasiões que o plano será sobre como a montadora planeja escalar para 20 milhões de veículos por ano.
Espera-se que o plano inclua um envolvimento mais profundo da Tesla em toda a cadeia de suprimentos de baterias, incluindo mais fábricas para refinar minerais como lítio e níquel, além de mais fábricas de veículos e baterias.
Essa cadeia de suprimentos e plano de fabricação, juntamente com a nova plataforma de veículos, provavelmente permitirão que a Tesla produza veículos em novas categorias – até mesmo um eventual veículo compacto de US$ 25.000 que aumentaria a escala da Tesla e reduziria bastante seu preço médio de venda.
Achou útil essa informação? Compartilhe com seus amigos!
Deixe-nos a sua opinião aqui nos comentários.