A empresa chinesa de smartphones Xiaomi anunciou na quinta-feira que venderá seu primeiro carro, o Xiaomi SU7, por muito menos do que o Model 3 da Tesla, à medida que as guerras de preços aquecem no mercado de carros elétricos da China, altamente competitivo.
O CEO da Xiaomi, Lei Jun, disse que a versão padrão do SU7 será vendida por 215.900 yuan (US$ 30.408) no país.
O Model 3 da Tesla começa em 245.900 yuan na China.
Lei afirmou que a versão padrão do SU7 superou o Model 3 em mais de 90% de suas especificações, exceto em dois aspectos que, segundo ele, a Xiaomi pode levar pelo menos três a cinco anos para alcançar a Tesla. Ele também disse que o SU7 tinha uma autonomia mínima de 700 quilômetros em comparação com os 606 quilômetros do Model 3. A empresa disse que as encomendas haviam superado 50.000 carros nos 27 minutos desde o início das vendas às 22h, horário de Pequim, na quinta-feira.
As entregas devem começar até o final de abril, disse Lei. Lei também afirmou que a fábrica de carros da Xiaomi, para a qual todas as etapas “chave” são totalmente automatizadas, pode produzir um SU7 a cada 76 segundos. Não ficou imediatamente claro se a fábrica estava totalmente operacional.
No início desta semana, o CEO da Xiaomi disse nas redes sociais que o SU7 seria a melhor sedan “abaixo de 500.000 yuan” (US$ 69.328).
O carro está entrando em um mercado altamente competitivo na China, onde as empresas estão lançando uma série de novos modelos e reduzindo os preços para sobreviver. O gigante das telecomunicações chinês Huawei se aliou a fabricantes de automóveis tradicionais, lançando principalmente a marca Aito, cujos veículos frequentemente estão em exposição nas lojas de smartphones da Huawei.
O Model 3 da Tesla é o sedan de nova energia mais vendido na China, com autonomia de pelo menos 600 quilômetros e custa menos de 500.000 yuan, de acordo com dados do site da indústria Autohome.
Na China, o sedan Han da BYD tem um preço inicial de 169.800 yuan, enquanto o ET5 da Nio começa em 298.000 yuan e o P7 da Xpeng em 209.900 yuan, segundo dados do Autohome. Além disso, o sedan 007 da Zeekr, pertencente à Geely, também está disponível a partir de 209.900 yuan. As vendas de veículos de nova energia na China, incluindo carros movidos apenas a bateria, aumentaram significativamente, representando aproximadamente um terço das vendas de novos carros de passageiros, de acordo com a Associação Chinesa de Carros de Passageiros.
Acessórios do Xiaomi SU7
Durante o evento de lançamento do Xiaomi SU7, os líderes das concorrentes startups de carros elétricos Nio, Xpeng e Li Auto estiveram entre os convidados em destaque. Na quinta-feira, Lei apresentou uma variedade de acessórios, como um refrigerador embutido no carro, uma sombra personalizada para janela dianteira e um suporte para smartphone, alguns disponíveis gratuitamente com a compra do carro até o final de abril, e outros por um preço separado.
O SU7 suporta o Car Play da Apple e pode se integrar ao iPad, disse Lei. Ele também revelou tecnologia de assistência ao motorista para rodovias e cidades, prevista para estar totalmente disponível na China em agosto. O Autopilot da Tesla para assistência ao motorista em rodovias está disponível na China, mas o “Full Self Driving” da empresa para ruas da cidade ainda não foi lançado no país.
Apesar de dizer que a Xiaomi queria competir com a Porsche em um evento de tecnologia automotiva em dezembro, Lei reconheceu que o SU7 ainda tem um longo caminho a percorrer antes de poder competir neste nível mais premium. Ele anunciou que a versão “Max” do SU7, destinada a concorrer com o Taycan da Porsche, será vendida por 299.900 yuan.
O SU7 faz parte da estratégia “Humano x Carro x Casa” lançada recentemente pela Xiaomi, que busca construir um ecossistema de dispositivos conectados ao seu novo sistema operacional HyperOS. A maior parte da receita da empresa vem de telefones, com pouco menos de 30% provenientes de eletrodomésticos e outros produtos de consumo.
Embora a Xiaomi seja geralmente conhecida por produtos mais acessíveis, o presidente Lu Weibing disse à CNBC no início deste ano que a empresa vem buscando uma estratégia de premiumização desde 2020 – e que há cerca de 20 milhões de usuários nesse segmento de preço que poderiam comprar o SU7. Lu disse à CNBC que o SU7 será vendido primeiro para consumidores na China, e que levaria pelo menos dois a três anos para qualquer lançamento no exterior.
A empresa mostrou o carro no Mobile World Congress em Barcelona no final de fevereiro, após uma revelação do exterior e tecnologia do veículo em Pequim no final de dezembro.
Com informações de CNBC.
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