Um novo participante no mercado de turismo espacial promete aos clientes vistas da curvatura da Terra a partir do conforto de uma cabine de luxo, elevada à atmosfera superior com um balão gigante.
A Space Perspective revelou na terça-feira ilustrações de suas cabines swish, que espera começar a lançar no Kennedy Space Center, na Flórida, a partir do final de 2024. Mais de 600 ingressos foram vendidos até agora, a US$125.000 cada.
Com janelas de 1,5 metro de altura, assentos profundos, tons escuros, roxos e iluminação suave, o ambiente contrasta com as cápsulas brancas e higienizadas de seus concorrentes.
Conectividade Wi-Fi e um bar de bebidas completam o “Space Lounge” dentro da cápsula Neptune da empresa.
Se realmente constitui um voo espacial é uma questão de debate.
O balão atinge uma altitude de 30 quilômetros, muito inferior à da rival Virgin Galactic, que chega a pouco mais de 50 quilômetros de altura, ou Blue Origin, que rompe a Linha Karman, 62 milhas acima do nível do mar, a fronteira espacial internacionalmente reconhecida .
Os SpaceX Crew Dragons voam ainda mais fundo no espaço.
Mas 20 milhas ainda é muito mais alto do que aviões comerciais, que sobem cerca de seis milhas de altura.
“Estamos acima de 99% da atmosfera da Terra”, disse o cofundador Jayne Poynter à AFP, o que significa que os passageiros verão realmente o preto do espaço.

Não há necessidade de treinamento especial. O balão sobe a uma velocidade serena de 19 quilômetros por hora (19 quilômetros por hora), e a empresa se apresenta como uma alternativa mais ecológica e com zero emissões aos combustíveis de foguetes.
Eles pretendem obter o hidrogênio para o balão de fontes renováveis, em vez de extraí-lo de combustíveis fósseis.
O preço da viagem de duas horas para cima, duas horas de voo livre e duas horas de descida, que termina com um mergulho no oceano, é significativamente menor do que os bilhetes da Virgin Galactic que custam US$ 450.000 para um passeio em um avião espacial.
A Blue Origin não divulga seus preços, mas acredita-se que sejam muito mais, enquanto quatro empresários que voaram para a Estação Espacial Internacional em uma nave SpaceX pagaram US$ 55 milhões cada um à empresa Axiom Space pelo privilégio.
“Queríamos encontrar uma maneira que realmente mudasse a maneira como as pessoas pensam sobre o voo espacial, tornando-o muito mais acessível e acessível”, disse Poynter.
Uma coisa que os passageiros não experimentarão é a sensação de leveza.
Com o avião espacial da Virgin e o foguete da Blue Origin, os passageiros podem soltar e flutuar quando os motores do foguete são desligados, mas o navio continua subindo por alguns minutos, antes que a gravidade o puxe de volta para baixo.
Os passageiros das naves SpaceX e os da ISS também experimentam uma aparente ausência de peso porque as naves estão orbitando a Terra.
A Space Perspective planeja 25 voos em seu primeiro ano, com todos os assentos já reservados.
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