O Facebook em comunicado afirma que as seis horas de interrupção dos sites do grupo (Instagram, Facebook e WhatsApp) foram causadas por “alterações de configuração em roteadores que coordenam o tráfego de rede”.
“Nossas equipes de engenharia aprenderam que as alterações de configuração nos roteadores de backbone que coordenam o tráfego de rede entre nossos data centers causaram problemas que interromperam a comunicação”, diz o comunicado oficial da empresa. De acordo com a nota, os dados dos usuários não foram comprometidos com a queda.
“Sabemos que bilhões de pessoas e negócios em todo o mundo dependem de nossos produtos e serviços para permanecer conectados. Agradecemos sua paciência à medida que voltamos a ficar online”.
Perda de US$ 6 bilhões em seis horas
Com a queda, estima-se que o cofundador e CEO do Facebook, Mark Zuckerberg, perdeu cerca de US$ 6 bilhões durante as seis horas em que as redes ficaram fora do ar.
Com isso, Zuckerberg perdeu o posto de 4ª pessoa mais rica do mundo para Bill Gates, ficando com US$ 121,6 bilhões.
Confira a nota do Facebook
A todas as pessoas e empresas em todo o mundo que dependem de nós, lamentamos o transtorno causado pela interrupção de hoje em nossas plataformas. Temos trabalhado o máximo que podemos para restaurar o acesso e nossos sistemas estão funcionando novamente. A causa subjacente dessa interrupção também afetou muitas das ferramentas e sistemas internos que usamos em nossas operações diárias, complicando nossas tentativas de diagnosticar e resolver o problema rapidamente.
Nossas equipes de engenharia aprenderam que as alterações de configuração nos roteadores de backbone que coordenam o tráfego de rede entre nossos data centers causaram problemas que interromperam essa comunicação. Essa interrupção no tráfego de rede teve um efeito cascata na maneira como nossos data centers se comunicam, interrompendo nossos serviços.
Nossos serviços estão novamente online e estamos trabalhando ativamente para devolvê-los totalmente às operações regulares. Queremos deixar claro neste momento que acreditamos que a causa raiz dessa interrupção foi uma alteração de configuração com defeito. Também não temos evidências de que os dados do usuário tenham sido comprometidos como resultado desse tempo de inatividade.
Pessoas e empresas em todo o mundo confiam em nós todos os dias para se manterem conectadas. Entendemos o impacto que interrupções como essas têm na vida das pessoas e nossa responsabilidade em mantê-las informadas sobre interrupções em nossos serviços. Pedimos desculpas a todos os afetados e estamos trabalhando para entender mais sobre o que aconteceu hoje para que possamos continuar a tornar nossa infraestrutura mais resiliente.
A nota foi assinada por Santosh Janardhan, engenheiro de infraestrutura.
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