Se a aliança do Facebook com a Reliance Jio conseguir integrar milhares de pequenas empresas no WhatsApp, a gigante das mídias sociais buscará mais parcerias na Índia e até adotará a solução global, disse o CEO Mark Zuckerberg.
Em abril, o WhatsApp, o aplicativo de mensagens do Facebook, vinculado ao Jio Mart, o braço de comércio eletrônico da Reliance Industries, para permitir que cerca de 30 milhões de lojas na Índia realizem transações digitais com os clientes do bairro.
As empresas esperam estender o serviço de pagamentos digitais a agricultores, professores, estudantes e PME.
“Estamos realmente empolgados com a oportunidade lá. E assim que provarmos isso com Jio na Índia, planejamos expandi-lo para mais pessoas na Índia e para outros países também ”, disse Zuckerberg a analistas na quinta-feira.
O recurso de pagamentos do WhatsApp, o WhatsApp Pay, foi projetado para ser executado na Interface de Pagamentos Unificados (UPI), desenvolvida pela National Payments Corporation da Índia. O recurso permite a transferência de fundos para indivíduos, bem como transações comerciais por meio de contas bancárias. O Facebook está aguardando permissão regulatória para uma implantação completa na Índia.
A parceria de Jio com o Facebook está sendo vista como um desenvolvimento crucial que pode levar à consolidação no setor de pagamentos da Índia.
“Grande parte da parceria que mantemos com a Jio será conectar e conectar milhares de pequenas empresas da Índia no WhatsApp, para fazer comércio lá”, disse Zuckerberg na teleconferência.
A parceria seguiu o investimento de US$ 5,7 bilhões do Facebook na unidade Jio Platforms da Reliance Industries, tornando a empresa com sede em Palo Alto seu maior acionista minoritário.
O acordo permite a integração do WhatsApp com o JioMart e permite que as pessoas se conectem com empresas e comprem produtos em uma experiência móvel perfeita. O acordo do Facebook com a JioMart para usar o WhatsApp para compras não é exclusivo, disseram fontes. Um porta-voz do Facebook se recusou a comentar.
A gigante das mídias sociais está apostando no comércio de mensagens – permitindo que os clientes comprem on-line usando o WhatsApp Messenger e integrando pagamentos a ele. Destina-se principalmente aos países em desenvolvimento.
“Está muito conectado ao que eu estava falando sobre o comércio de mensagens. Muitas pessoas usam o WhatsApp, especialmente na Índia. Há uma grande oportunidade para permitir que pequenas empresas e indivíduos na Índia comprem e vendam coisas pelo WhatsApp. Queremos permitir isso. Isso começa com a habilitação de pagamentos ”, disse Zuckerberg a analistas. Ele acrescentou que muitas pequenas empresas nos países em desenvolvimento conduzem negócios pelo Facebook Messenger ou pelo WhatsApp.
“A médio prazo, eu acho, da maneira que provavelmente construiremos um negócio em torno disso”, disse ele. Na semana passada, o chefe do WhatsApp na Índia, Abhijit Bose, disse que a plataforma de mensagens planeja oferecer produtos de crédito, seguros e pensões para pessoas de baixa renda e pessoas nas áreas rurais, além de ajudar a digitalizar pequenas e médias empresas.
O Facebook superou as estimativas dos analistas na receita trimestral, à medida que mais empresas usavam suas ferramentas de publicidade digital para controlar o aumento do tráfego online durante a pandemia de coronavírus. A receita total aumentou para US$ 18,69 bilhões, ante US$ 16,89 bilhões no segundo trimestre encerrado em 30 de junho, superando as estimativas de analistas de US$ 17,40 bilhões.
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