O Japão enfrenta um desafio: a falta de motoristas de caminhão para atender à crescente demanda. A boa notícia é que uma solução inovadora já está em andamento. O país planeja transformar um trecho de rodovia entre Tóquio e Osaka em um corredor automatizado para o transporte de carga.
O projeto, liderado pelo Ministério de Terras, Infraestrutura, Transporte e Turismo do Japão (MLIT), visa transformar um trecho de rodovia entre Tóquio e Osaka em um corredor de transporte de carga automatizado. A proposta é construir uma estrada de três faixas no meio de uma rodovia existente, como explicou Yuri Endo, vice-diretor sênior do MLIT, à Associated Press.
“O conceito central é criar espaços dedicados dentro da rede rodoviária para a logística, utilizando um sistema de transporte automatizado e não tripulado 24 horas por dia”, afirmou Endo.
Estrada automatizada será em um túnel
Um vídeo animado produzido pela MLIT oferece uma visão de como o projeto poderá parecer quando concluído. Ele mostra a estrada de três faixas separada da rodovia por uma estrutura de túnel em ambos os lados. Dentro do túnel, circulam os veículos autônomos projetados para transportar mercadorias — basicamente caixas de carga sobre rodas. De acordo com documentos do grupo de estudo responsável, essas caixas são planejadas para viajar pelo corredor a uma velocidade aproximada de 30 km/h.
Além do movimento automatizado, os planos indicam que as caixas de carga também serão carregadas e descarregadas por equipamentos automatizados. A expectativa é que a estrada tenha a capacidade de transportar entre 120.000 e 140.000 toneladas de carga por dia.
Embora o objetivo final seja abranger toda a rota entre Tóquio e Osaka, a primeira seção do corredor terá cerca de 100 quilômetros, cobrindo áreas próximas a outras grandes cidades com elevados níveis de congestionamento de tráfego.
Os testes do sistema estão programados para começar no início de 2027 e, se tudo ocorrer conforme o planejado, a conclusão do projeto deve acontecer por volta da metade da década de 2030.
Embora Endo tenha mencionado à AP que a redução das emissões de carbono também seja um objetivo do projeto, a principal motivação por trás da criação da estrada automatizada é a escassez de motoristas de caminhão. De acordo com o IFL Science, o Japão enfrenta desafios adicionais relacionados a leis trabalhistas recém-implementadas, além do envelhecimento da população, que agravam ainda mais a falta de profissionais disponíveis para o setor.
De acordo com Olhar Digital.
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