A Nokia revelou neste domingo (26) o seu novo logotipo, após 60 anos usando o mesmo modelo icônico. A mudança no design de logo da marca de celulares inclui cores vibrantes e uma nova fonte, afastando-se da cor azul no plano de fundo da versão popularmente conhecida. A nova estratégia de negócios da Nokia também foi anunciada na pré-MWC 2023, com foco em inovação tecnológica B2B, na nuvem e em telecomunicações.
Com o objetivo de liderar a mudança, a Nokia compartilhou seis pilares estratégicos, incluindo a expansão da participação de empresas com sua carteira de clientes e o desenvolvimento do ESG (governança ambiental, social e corporativa) como vantagem competitiva. Além disso, a marca de celulares planeja aproveitar as oportunidades de setores além dos dispositivos móveis para monetizar sua propriedade intelectual e continuar investindo em pesquisa e desenvolvimento para a Nokia Technologies. A mudança de marca da Nokia é um reflexo da sua mudança de foco, e busca impulsionar o crescimento da empresa em novos mercados.
No entanto, o movimento sugere que a marca Nokia pretende se distanciar do mercado de celulares, que a tornou famosa entre o público consumidor. Em uma entrevista à Reuters, o CEO Pekka Lundmark explicou que a Nokia agora é uma empresa de tecnologia de negócios e não quer mais ser associada apenas aos smartphones.
Apesar disso, a HMD Global ainda detém os direitos da marca Nokia Mobile e continua lançando novos celulares no mercado, incluindo três modelos revelados no sábado (25), um deles focado em sustentabilidade e reparabilidade.
Em uma carta aberta, Lundmark compartilhou detalhes sobre a nova identidade visual da empresa, destacando a energia renovável e o compromisso com a transformação digital. O CEO enfatiza que a Nokia construiu sua herança com o logotipo anterior, mas o tornou mais contemporâneo e digital para refletir a identidade atual da empresa. A nova marca já está sendo usada nos sites da Nokia, redes sociais e em outros ativos.
Juntamente com a nova estratégia, a Nokia anunciou planos para evoluir suas redes a fim de atender às demandas da era do metaverso. A empresa tem como objetivo aprimorar a qualidade da conectividade em redes fixas, móveis e na nuvem para atender às necessidades emergentes da tecnologia imersiva.
This is Nokia, but not as the world has seen us before. Our new brand signals who Nokia is today. We’re unleashing the exponential potential of networks and their power to help reshape the way we all live and work. https://t.co/lbKLfaL2OI #NewNokia pic.twitter.com/VAgVo8p6nG
— Nokia #MWC23 (@nokia) February 26, 2023
Achou útil essa informação? Compartilhe com seus amigos!
Deixe-nos a sua opinião aqui nos comentários.