Embora a maioria dos especialistas concorde que os veículos elétricos são mais amigáveis para o meio ambiente do que os veículos de combustão interna, a busca por uma mobilidade mais limpa vai além do que está debaixo do capô. Para a Goodyear, ela começa literalmente onde o borracha encontra a estrada.
Os pneus são claramente uma componente muito importante de qualquer veículo, mas vale dizer que eles contêm materiais e são feitos com processos que são bastante tóxicos para o meio ambiente. Considerando que existem pelo menos dois pneus para cada veículo rodoviário no mundo hoje, tornar essas coisas redondas de borracha mais sustentáveis pode contribuir muito para limpar essa bola azul em que todos nós vivemos.
A contribuição da Goodyear parece estar promissoramente perto da realidade. Na CES 2023, a empresa revelou um pneu em que 90% de seus componentes são materiais que vêm de fontes sustentáveis. A Goodyear afirma que existem 17 ingredientes sustentáveis, incluindo coisas como poliéster reciclado e componentes baseados em plantas, como óleo de soja, cascas de arroz e resina de pinheiro “bio-renovável”. Também usa aço com “alto conteúdo reciclado” e “polímeros de massa balanceada certificados pela ISCC de feedstock bio- e bio-circulares.”
Tudo isso parece bastante impressionante, mas você pode estar pensando que isso é apenas um conceito de futuro distante e não vai avançar muito mais. No entanto, a Goodyear está levando isso bastante a sério. O pneu de demonstração que ela levou para a CES foi submetido e passou nos testes regulatórios e nos testes internos da Goodyear.
Isso não significa que vai estar na estrada amanhã, já que a Goodyear admite que ainda precisa trabalhar com seus fornecedores para descobrir uma maneira de escalar para a produção em massa. A empresa também tem outro pneu feito de 70% de materiais sustentáveis em desenvolvimento e já lançou um site para clientes interessados em adquiri-lo. A Goodyear diz que quer desenvolver um pneu 100% sustentável até o final da década. Levando isso em conta, pode ser que vejamos o pneu de 70% (ou esse de 90%) na estrada antes do que imaginamos.
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