O rival do Snapchat no TikTok, o Spotlight, já tem mais de 100 milhões de usuários apenas dois meses após o lançamento. A empresa revelou a estatística como parte de seu relatório de lucros do quarto trimestre para 2020.
O Spotlight apresenta um fluxo de vídeos gerados pelo usuário em uma seção dedicada de seu aplicativo. O Snap conseguiu despertar o interesse pelo recurso gastando milhões de dólares para pagar os criadores dos vídeos mais populares. “Estamos vendo mais de 175.000 envios de vídeo por dia, em média, em parte devido ao nosso programa de incentivo para criadores, onde distribuímos mais de US$ 1 milhão por dia para os vídeos de melhor desempenho”, disse o CEO Evan Spiegel durante uma videochamada com analistas.
Não está claro se o Snap planeja pagar aos criadores de vídeo indefinidamente, embora o CFO Derek Andersen disse que a empresa “continuará a apoiar o lançamento do Spotlight com nosso fundo de criador de US$ 1 milhão por dia, a fim de aproveitar o impulso que estamos vendo com esta nova plataforma.” Os pagamentos têm gerado grande interesse pelo recurso entre os usuários. No mês passado, o The New York Times relatou que alguns dos criadores de Spotlight mais bem-sucedidos – alguns dos quais ainda são adolescentes – ganharam milhões de dólares com clipes virais.
O sucesso do Snap com o Spotlight vem em meio à concorrência crescente de outras plataformas. A TikTok anunciou recentemente um fundo de US$ 200 milhões para pagar seus principais criadores, enquanto o Instagram experimentou novas maneiras de os influenciadores ganharem dinheiro com o aplicativo.
O Snapchat também continua crescendo fora do Spotlight. O aplicativo adicionou 15 milhões de novos usuários no último trimestre, elevando seu total de usuários ativos diários para 265 milhões. A empresa registrou US$ 911 milhões em receita no trimestre, um aumento de 62% em relação ao ano passado. Ao mesmo tempo, a empresa também alertou que a próxima atualização do iOS 14 da Apple, que exige que os aplicativos solicitem permissão dos usuários para recursos de rastreamento de anúncios, pode representar um “risco” para a empresa.
Achou útil essa informação? Compartilhe com seus amigos! ?
Deixe-nos a sua opinião aqui nos comentários.