A renomada firma de arquitetura canadense, Provencher Roy, concebeu a inovadora Ponte Curva Darwin Bridges, localizada nos arredores de Montreal, na Ilha das Freiras. Destacando-se pelo uso de concreto incorporando vidro reciclado, esta estrutura de ponte substitui um conjunto de pontes de duas pistas construídas na década de 1960, visando atender às necessidades da comunidade suburbana em crescimento e integrá-la ao sistema rodoviário local.
Renovação Inovadora da Estrutura de Ponte por Provencher Roy
Diante do estado precário das pontes originais, a Provencher Roy foi encarregada de uma renovação completa. Uma abordagem inovadora de design resultou em uma forma curva para as novas pontes, mantendo sua função primária como rota automotiva. Além disso, o projeto incorporou considerações essenciais para o acesso de pedestres, tanto em seus ombros quanto por baixo da estrutura. Jacques Rousseau, gerente de projeto da Provencher Roy, destaca a mudança nos padrões de design e construção, que, no passado, favoreciam predominantemente os veículos.
Desafios da Década de 1960 Enfrentados com Inovação
“Neste projeto, enfrentamos um contexto paradoxal da década de 1960, onde buscamos a inovação em um projeto urbano para aprimorar a experiência do usuário, ao mesmo tempo em que lidamos com os tratamentos urbanos formais exigidos para o transporte rodoviário.”
Construção Sustentável com Vidro Reciclado por Provencher Roy
As pontes curvas apresentam arcos ao longo de sua extensão e foram construídas com agregado de concreto moldado no local, caracterizado por uma “cor menos crua” em comparação ao concreto tradicional. O uso inovador de vidro reciclado, convertido em pozolana de vidro moído (GGP), representa aproximadamente dez por cento da mistura. Essa abordagem não apenas reduz as emissões totais de CO2 associadas à construção da ponte, mas também fortalece as propriedades mecânicas do concreto.
Reforço Estrutural com Hidrato de Sílica de Cálcio
Esse reforço acontece devido à reação entre o cimento do agregado e o GGP, resultando na formação de hidrato de sílica de cálcio. Mais de 40 mil quilos de vidro, equivalente a cerca de 70 mil garrafas de vinho, foram incorporados à mistura.
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