O movimento do veículo elétrico poderia receber um grande impulso com a nova bateria de iões de lítio. A Toshiba anunciou recentemente que a bateria avança rapidamente com seis minutos, fornecendo eletros compactos com uma faixa de 300 km. A empresa disse que sua bateria de íon de lítio SCiB de próxima geração vem com um ânodo composto por um novo material diferente de qualquer outro no mercado.
A nova bateria SCiB de 32 watts-hora da Toshiba pode triplicar a distância de viagem possível para EVs quando comparada às baterias existentes de íon de lítio, graças a um ânodo de óxido de nióxido de titânio que substitui os ânodos de óxido de titânio de lítio convencionais.
A densidade de energia por volume desta nova bateria é o dobro da atual da Toshiba, mas o teste de protótipo mostra que é tão seguro, com um ciclo de vida similarmente longo. Eles também dizem que depois de 5.000 ciclos de carga e descarga, a bateria mantém mais de 90 por cento da capacidade que teve no início, de modo que poderia passar por um ciclo de recarga por dia durante 14 anos, isso de acordo com a Electronic Weekly.
A bateria também pode sofrer recarga ultra-rápida quando está frio – carregando em 10 minutos quando a temperatura é muito baixa. O ânodo de óxido de nióbio de titânio é menos propenso a sofrer deposição de lítio-metal enquanto recarrega rapidamente ou no frio, o que pode degradar as baterias.
O diretor do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento Corporativo da Toshiba, Osamu Hori, disse em um comunicado: “Estamos muito entusiasmados com o potencial dessa nova bateria. Em vez de uma melhoria incremental, este é um avanço que fará uma diferença significativa para o alcance e desempenho do carro elétrico”.
Achou útil essa informação? Compartilhe com seus amigos! xD
Deixe-nos a sua opinião aqui nos comentários.